Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção unificada com 1000 vagas para concessão de auxílios estudantis

publicado: 15/08/2022 06h34, última modificação: 22/08/2022 12h40
Inscrições ocorrerão no período de 15 a 22 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e a Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (COAPE), com o incentivo e o apoio da Reitoria, o edital do processo de seleção unificada para auxílios estudantis, destinados aos discentes de graduação da Instituição. Considerando todos os auxílios, estão sendo ofertadas ao todo 1000 vagas. As inscrições ocorrerão no período de 15 a 22 de agosto.

O edital (08/2022) contemplará estudantes do Campus I - João Pessoa e Santa Rita; Campus II - Areia; Campus III – Bananeiras e Campus IV – Rio Tinto e Mamanguape. São 456 vagas para o Campus I, 180 para o Campus II, 126 para o Campus III e 218 para o IV, além de 20 vagas (todos os Campi) para Auxílio Pré-escolar, ajuda de custo no valor de R$ 250,00 mensal para estudante com filho menor de 6 anos de idade.

Confira os auxílios estudantis ofertados:

Auxílio Restaurante Universitário, para os seguintes campi:

Campus I - exceto para estudantes com cursos sediados em Mangabeira e Santa Rita

Campus IV – exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Rio Tinto

Auxílio Alimentação, para os seguintes campi:

Campus I – exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Mangabeira e Santa

Rita

Campus IV – exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Mamanguape

Moradia, para os seguintes campi:

Campus IV – Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto)

Residência Universitária, para os seguintes campi:

Campus I – exceto para estudantes com cursos sediados em Mangabeira e Santa Rita

Campus IV – exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Rio Tinto

Auxílio Transporte, para os seguintes campi:

Campus IV – Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto)

Auxílio Pré-escolar, para os seguintes campi:

Campus IV – Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto)

Os estudantes serão selecionados conforme as bases normativas do Decreto nº 7.234, de 19/07/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES/MEC, da Resolução do Conselho Universitário - Consuni Nº 14/2021 e pelas normas constantes no edital. Os estudantes serão classificados de acordo com pontuação recebida após análise socioeconômica, fundamentada nos indicadores de vulnerabilidade socioeconômica.

Todos os detalhes do processo seletivo podem ser consultados no edital, assim como seu cronograma. O período previsto para ocorrer a avaliação socioeconômica do Serviço Social vai de 23/08/2021 a 23/09/2022 e o resultado final está previsto para ser divulgado em 26/10/2022.

O auxílio aos vulneráveis tem sido pauta importante, possibilitando redução na taxa de evasão dos cursos e aumento na diplomação de nossos estudantes, afirmou o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia. Neste sentido, destacou o Reitor, tem havido um esforço constante por aumentar os auxílios e assegurar seu pagamento até o décimo dia útil de cada mês em curso, o que tem sido prática de apenas 5 das 69 Universidades Federais do Brasil.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia