Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB adia reunião sobre calendário especial para próxima segunda (11)
conteúdo

Notícias

UFPB adia reunião sobre calendário especial para próxima segunda (11)

Prorrogação viabiliza consulta a mais de 40 mil estudantes sobre atividades remotas
publicado: 05/05/2020 16h11, última modificação: 05/05/2020 16h11
Se o calendário suplementar for autorizado, professores poderão ofertar componentes curriculares, atividades de ensino e aprendizagem e cursos livres on-line, durante isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

Se o calendário suplementar for autorizado, professores poderão ofertar componentes curriculares, atividades de ensino e aprendizagem e cursos livres on-line, durante isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adiou, para a próxima segunda-feira (11), reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que decidirá alternativas para atividades de pesquisa, ensino e extensão durante o isolamento social, devido à pandemia de Covid-19.  O encontro estava marcado para esta terça (5). 

A prorrogação da plenária viabiliza consulta a mais de 40 mil estudantes, entre calouros e veteranos, sobre atividades remotas. No questionário, eles deverão informar suas condições de acesso à internet e uso de tecnologias virtuais.  

De acordo com o coordenador do Observatório de Dados da Graduação, professor Jorge Dias, o adiamento foi necessário para obter dados dos alunos da UFPB que ingressariam neste semestre e estavam impossibilitados de responder sobre as demandas necessárias durante o período de quarentena. 

O Consepe decidirá sobre uma proposta de período suplementar (não regular), dando o suporte para que atividades não presenciais sejam ofertadas de acordo com as possibilidades dos docentes e discentes. O período foi suspenso e é preciso diagnosticar o perfil dos nossos ingressantes para pensarmos em ações que possam incluí-los”, afirma. 

Os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição, foram suspensos em reunião extraordinária do conselho em 20 de abril.  Se o calendário especial for autorizado, professores poderão ofertar componentes curriculares, atividades de ensino e aprendizagem e cursos livres de modo remoto para os estudantes.  

Cada aluno será autorizado a cursar, no máximo, 20 horas semanais. A carga horária das atividades on-line será contabilizada para integralização do curso, se houver participação de 75%. Estas atividades remotas não configuram início do período de 2020.1. O semestre letivo só deve começar após o isolamento social. 

Abaixo, confira instruções para criar perfil de usuário no Sigaa e participar da consulta:  

1 - Acessar o link https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf

2 - No canto superior direito da tela, clicar na opção “Entrar”.

3 - Selecionar a opção “Cadastro / Recuperação Acesso”.

4 - Selecionar a opção “Discente” no CADASTRO.

5 - Preencher cuidadosamente o formulário de cadastro.

6 - Verificar as recomendações sobre a finalização do cadastro. 

Ascom/UFPB