Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB adquire triturador de resíduos para facilitar o descarte de lixo verde
conteúdo

Notícias

UFPB adquire triturador de resíduos para facilitar o descarte de lixo verde

publicado: 29/09/2022 15h52, última modificação: 30/09/2022 07h34
O equipamento irá auxiliar no processamento de galhos, troncos, arbustos e folhas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adquiriu um triturador de resíduos para facilitar o descarte de lixo verde no âmbito da instituição. O equipamento irá auxiliar no processamento de galhos, troncos, arbustos e folhas, reduzindo o volume da matéria orgânica.

Além disso, o triturador poderá fornecer uma destinação útil aos restos de arborização, reaproveitando o lixo verde de várias maneiras, desde a preparação de adubos orgânicos à geração de energia limpa.   

O triturador de resíduos, montado sobre chassi rebocável, foi um investimento equivalente a  R$ 168.000,00. O quantitativo de uma unidade foi estabelecido pela Superintendência de Serviços Gerais (SSG), considerando a produtividade do equipamento. 

O Pregão nº 002/2022, referente à solicitação da máquina, foi homologado em 05 de maio deste ano e a entrega do equipamento foi realizada pelo fornecedor nesta terça-feira (20).

O Prof. Wagner Soares, Superintendente da SSG, explicou que a aquisição fez-se  necessária para solucionar o problema do volume excessivo de resíduos de podas no âmbito da UFPB. 

“O triturador além de possibilitar a reciclagem do material, reduz os resíduos em  até 80% do volume, o que reduz as demandas de transporte e manuseio dos resíduos inteiros, sendo a aquisição importante e justificável”.

Ainda segundo o superintendente, os resíduos processados poderão ser empregados em adubação, compostagem e paisagismo, contribuindo assim com os projetos ambientais existentes na UFPB.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias