Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB ainda é a única no país a oferecer graduação em Psicopedagogia

UFPB ainda é a única no país a oferecer graduação em Psicopedagogia

Curso completa dez anos com estudos aprofundados sobre aprendizagem
publicado: 26/06/2019 18h40, última modificação: 26/06/2019 18h49
50 vagas são ofertadas por semestre, via Sisu. Crédito: Divulgação

O curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completa dez anos de criação este ano. A instituição é a única universidade pública do país a formar profissionais da área.

“A Psicopedagogia é uma área que vinha crescendo no Brasil. Com a regulamentação da profissão de psicopedagogo, estudos próprios se tornaram necessários. Ao seguir essa tendência, a UFPB criou o curso em 2009”, conta o coordenador Éder da Silva Dantas.

Segundo o gestor, psicopedagogos atuam mais em instituições de ensino, junto a professores, a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. “Os setores de Recursos Humanos de empresas também procuram psicopedagogos para trabalharem com psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos”.

A área clínica ainda é a maior área de atuação do profissional da Psicopedagogia no mercado de trabalho, de acordo com Dantas. A graduação da UFPB conta com uma Clínica Escola de Psicopedagogia, localizada no Centro de João Pessoa, onde os alunos realizam estágio sob a supervisão de profissionais especializados.

“O curso de Psicopedagogia da UFPB, nestes dez anos, já formou centenas de profissionais e é referência de ensino, com qualidade atestada pelo Ministério da Educação”, defende o coordenador.

Aprendizagem humana

Atualmente, o curso é constituído de 302 alunos e de 22 professores. Oferecida no campus I da UFPB, em João Pessoa, a graduação, com duração de quatro anos, é protagonista de estudos aprofundados sobre aprendizagem humana, nas perspectivas cognitiva, social e emocional. 50 vagas são ofertadas por semestre, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos são voltados para ações socioeducativas, apoio didático e pedagógico, estimulação cognitiva de crianças e adolescentes com Síndrome de Down e outros tipos de transtorno do desenvolvimento, além do assessoramento psicopedagógico para escolas e instituições.

Mais detalhes no site do bacharelado ou pelo telefone (83) 3216.7800. O atendimento na Clínica-Escola de Psicopedagogia é gratuito. Informações sobre horários podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3241.7613.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB