Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações sociais ampliam convênio da UFPB com universidade alemã

Ações sociais ampliam convênio da UFPB com universidade alemã

Atividades comunitárias já estão sendo realizadas nos dois países
publicado: 03/09/2019 15h38, última modificação: 03/09/2019 17h59
Parceria com a Universidade de Vechta existe desde 2005. Crédito: Oriel Farias

As ações e projetos de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começam a ganhar contornos internacionais. A informação é do professor Orlando Vilar, pró-reitor de Extensão, durante reunião na manhã desta terça-feira (3), com reitora da UFPB Margareth Diniz e o professor Stephan Sandkoertter, da Universidade de Vechta (Alemanha).

Durante o encontro, discutiram a renovação do convênio entre as duas instituições. “Estamos reforçando os nossos laços com a Alemanha e a novidade nesta renovação do convênio é que estamos inserindo atividades de extensão para os alunos que estão vindo para o Brasil e os nossos estudantes que vão para  Vechta”, disse o pró-reitor.

Já a partir do dia 17 de setembro deve chegar um grupo de oito estudantes alemães das áreas de economia, ciências sociais, administração e gerontologia. Cinco estudantes da UFPB já estão na Universidade de Vechta.  A ampliação do convênio, de acordo com a reitora Margareth Diniz, mostra que a UFPB está consolidando sua política de internacionalização que agrega valores de pesquisa, de ensino e extensão.

Ela lembrou que a UFPB já participa de forma intensa do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes/Print) e mantém, por meio de ações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), um programa para contratação de 100 professores visitantes.

“Estamos avançando agora para uma internacionalização que também integra a extensão, o braço social de todo o nosso trabalho”, acrescentou a reitora.

A parceria entre as duas universidades já existe desde 2005. “Com a abertura e acolhimento dados pela reitora da UFPB, estamos muito contentes com a ampliação desse trabalho. É um convênio fundamental para fortalecer a internacionalização tanto  da UFPB quanto da minha universidade, em Vechta”, avalia o professor Stephan Sandkoertter.

Marcus Alves | Ascom/UFPB