Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB anuncia construção do Jardim de Cura durante Trote Verde para recepcionar calouros
conteúdo

Notícias

UFPB anuncia construção do Jardim de Cura durante Trote Verde para recepcionar calouros

publicado: 16/08/2021 18h12, última modificação: 16/08/2021 18h30
Cerimônia marcou início do espaço que conta com a parceria de Semam e Sedurb

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou nesta segunda-feira (16), às 10h, mais uma edição do Trote Verde, tradicional evento de recepção aos calouros, promovido pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA). Neste semestre letivo suplementar, que ocorre de forma remota, o plantio aconteceu de maneira simbólica e apenas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus João Pessoa, em virtude das medidas de biossegurança diante da pandemia. 

A iniciativa teve como objetivo mobilizar e recepcionar, simbolicamente, os estudantes que estão iniciando, com aulas remotas, o semestre 2021.1. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, realizaram a abertura do evento. Também participaram a coordenadora do Trote Verde, professora Marcele Trigueiro, o presidente da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), Prof. Joácio Moraes, e a Profa. Luciana Passos, coordenadora do projeto Jardim de Cura.

De acordo com a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, o trote busca trazer o acolhimento da UFPB a esses alunos que estão começando a graduação. “Este ano foi de um jeito reformulado, com apenas alguns estudantes. Achei bastante interessante porque a pandemia não acabou. A recepção é muito importante para os alunos que estão chegando nesse universo acadêmico, saindo de um formato de escola que eles vivenciaram durante muito tempo”. 

A Profa. Marceli Trigueiro de Araújo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, relatou que por causa do novo coronavírus as atividades estavam paradas desde o ano passado. “Neste ano, com a retomada de uma série de atividades da universidade, nós entendemos que era possível realizar um trote com público reduzido, atendendo aos protocolos de biossegurança”, contou a professora. 

A caloura do curso de Engenharia Ambiental Maria Eduarda Freitas comentou que, apesar das circunstâncias, é muito importante essa ação para quem está iniciando a faculdade. “Eu gostei muito de participar da iniciativa, pois o trote verde fez com que a gente entrasse em contato com o meio ambiente”. 

Já para o estudante Tayuri Bezerra Ribeiro, também de Engenharia Ambiental, a atividade do trote verde “é bacana para quem está ingressando no curso, já que vai ter essa interação com a natureza. Muitas pessoas nunca tiveram contato com o plantio de mudas e acho que é muito legal para o aluno”. 

A ideia do trote verde surgiu em 2013 para sensibilizar o ingressante na universidade e colaborar no reflorestamento do Campus. “O trote tem um simbolismo muito forte porque o fera que chega à universidade talvez não conheça ainda o potencial paisagístico e ambiental da UFPB”, disse Profa. Marceli Trigueiro de Araújo. 

Parcerias e Extensão 

O diretor de paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), Jair Soares, participou do encontro para prestigiar o trote e reafirmar o compromisso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) de contribuir com a execução do projeto de extensão “Jardim de Cura”, coordenado pela professora Luciana Passos. 

Ele também destacou que o espaço tem duas finalidades específicas. “Primeiro, interagir com a clientela que é atendida pelo setor de Fisioterapia da universidade, buscando estimular o contato das crianças com o meio ambiente e, além disso, contribuir para ampliar ainda mais a camada verde em nossa cidade (João Pessoa)”. 

A finalidade do espaço é proporcionar bem-estar aos alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e dar suporte às terapias ao ar livre de crianças e adolescentes tratados pela Clínica de Fisioterapia. O verde do espaço será composto por mudas doadas pelo Viveiro da UFPB, pelo Viveiro da Semam e pelo Horto da Sedurb. 

O Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Djalma Castro, enfatizou que a Semam não poderia ficar de fora de uma iniciativa tão importante, na qual quem ganha é a sociedade pessoense. 

Além da colaboração da Prefeitura de João Pessoa, o Jardim de Cura resulta de uma ação integrada que envolve diversos projetos de extensão e laboratórios da universidade. Um dos exemplos é o Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), com seu projeto de reúso de resíduos eletrônicos que está desenvolvendo uma fonte de água interativa para as crianças que utilizarão o Jardim e cuja inauguração está prevista para o final do mês de novembro deste ano.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino e Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Fotos: Mariani Idalino