Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB anuncia contratação de mais 50 professores visitantes

UFPB anuncia contratação de mais 50 professores visitantes

Profissionais têm a missão de alavancar pesquisa e pós-graduação
publicado: 16/12/2019 20h42, última modificação: 16/12/2019 21h55
Fortalecimento da pesquisa é destaque em premiação das melhores teses. Crédito: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepcionou 100 professores visitantes e anunciou a contratação de mais 50 na tarde desta segunda-feira (16), durante premiação das três melhores teses produzidas no último ano, no âmbito dos 40 cursos doutorado da instituição. A solenidade ocorreu no Auditório da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep) Francisco Ramalho destacou o trabalho articulado com as equipes da pós-graduação e o êxito na contratação de professores visitantes que a UFPB vem realizando, já que um dos objetivos deles é alavancar a produção científica.

“Foram 100 contratados. Vamos contratar mais 50 no próximo semestre. É um esforço que trará ainda mais excelência e resultados para a internacionalização na UFPB”, reforçou.

A reitora Margareth Diniz ressaltou o papel da universidade pública, gratuita e o orgulho em constatar a integração das ações para o estímulo às pesquisas na UFPB. “É esta universidade que fazemos, inclusiva, e não abrimos mão”, pontuou.

A pró-reitora de Pós-Graduação (PRPG), Maria Luiza Alencar, enfatizou que, mesmo com os cortes de verbas, a UFPB está comunicando resultados, ações múltiplas e de importância socialmente.

“São resistências para o nível de excelência que a instituição apresenta. Atuamos para além de nossos esforços e na teimosia para consolidar a UFPB como uma das melhores do país”, argumentou.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa (Propesq) Isac Almeida de Medeiros, essas iniciativas são incentivos para alavancar a pós-graduação da UFPB. “O Programa de Internacionalização, as premiações dos trabalhos de tese e a publicação das obras só elevam os conceitos e qualidade das pesquisas”, sintetizou.

Pesquisa revigorada

Na ocasião, os pesquisadores destacaram o papel da UFPB no fortalecimento das pesquisas e nos esforços para estimular a produção da pós-graduação.

Para Iara Leão Luna de Souza, o Prêmio PRPG de Teses e o Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses estimulam os programas de pesquisa e reforça o incentivo da UFPB como uma das melhores do país.

“Uma alegria receber um prêmio por uma pesquisa que busca alternativa terapêutica para a sociedade”, afirmou.  Ela foi premiada com o trabalho experimental “Suplementação Alimentar com Spirulina Platensis Previne o Desenvolvimento da Disfunção Erétil em Ratos Wistar Alimentados com Dieta Hipercalórica”, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O pesquisador José Jorge Lima Dias Júnior, premiado pela tese “Modelo de competências à luz da adaptabilidade para análise da atuação em equipes de software”, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ressaltou o desafio em se fazer uma pesquisa interdisciplinar e o incentivo que recebeu da UFPB para isso.

“Tenho formação na área de tecnologia e foi um grande desafio realizar um trabalho na área de administração que integrasse tudo. Fiquei feliz pelo reconhecimento e incentivo dado pela instituição”, disse.

Jonas Vieira | Ascom/UFPB