Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB anuncia novas atrações para abertura do Festival Cultural da China

UFPB anuncia novas atrações para abertura do Festival Cultural da China

publicado: 20/01/2023 19h03, última modificação: 20/01/2023 19h03
Grupo Eita, Grupo Aruenda e Ópera do Pandeiro abrirão evento, que será inteiramente gratuito e aberto ao público em geral

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou, nesta sexta-feira (20), novas atrações culturais que comporão a programação do I Festival Cultural da China, primeiro festival da temática do nordeste brasileiro, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de fevereiro. As atrações divulgadas foram o grupo Eita de Projeções Folclóricas, grupo Aruenda da Saudade e Ópera do Pandeiro.

Os grupos, escolhidos pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult), parceira do evento, representarão a cultura paraibana na abertura do festival, com apresentações folclóricas e espetáculo narrativo-poético musical sobre a vida e obra de Jackson do Pandeiro. Também farão parte da abertura a apresentação da Dança do Leão pela Associação da Comunidade Chinesa do Recife, apresentações musicais da pianista chinesa Nan Qi e da Orquestra Criança Cidadã.

Os nomes dos grupos regionais foram definidos em reunião realizada nesta quinta-feira (19), na Secult, entre a Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), organizadora do evento, e os parceiros, que são o Governo do Estado da Paraíba, por meio do secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho; e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Também são parceiros na organização do evento a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Consulado Geral da China em Recife, Associação Chinesa Paraibana do Brasil e a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian.

Foto: Secom/PB

Todo o evento será gratuito e aberto ao público. Sua abertura acontecerá no dia 03 de fevereiro, às 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, e contará com a presença de autoridades chinesas e paraibanas, além das apresentações culturais de música e dança com artistas dos dois países.

De acordo com a professora Ana Berenice, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI/UFPB e idealizadora do evento, o festival visa compartilhar as parcerias entre a China e a Paraíba, iniciadas com a UFPB e incentivar as relações econômicas e culturais entre os dois países, em especial com a Paraíba.

“Nós temos três parcerias com universidades chinesas e também queremos mostrar na Paraíba o que a China tem de melhor, e, à China, o que a Paraíba tem de melhor. Será um evento para todas as idades, todos os públicos, teremos mesas redondas destinadas ao comércio exterior, economia, desenvolvimento regional, contação de história chinesa para crianças, oficinas de artesanato chinês, teremos também a parte artística da Paraíba”, contou a Profa. Ana Berenice.

O restante da programação será, nos dias 4 e 5, das 8h às 20h, na Usina Cultural Energisa, onde ocorrerá feirinha gastronômica e de variedades, exposição e atividades culturais, palestras, exposições, filmes e música chinesa, oficinas e mais. Na ocasião haverá a estreia do Coral Flor de Mandacaru, formado por estudantes do Curso online de Mandarim, ofertado pela UFPB em parceria com a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China), sob a regência da professora Nan Qi, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os visitantes poderão participar de atividades como Tai Chi Chuan, Kung Fu, Sanda, caligrafia chinesa, pintura de rosto para as crianças, papper cutting, oficinas de artesanato, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias chinesas, palestras sobre história e geopolítica e medicina oriental, além de exposição de jogos chineses, exposição de trajes e artes chinesas e shows de talentos.

O público pode acompanhar as atrações e atualizações sobre o evento por meio do Instagram @festivalculturaldachina

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Mandopop, abreviação coloquial para “Música Popular Mandarim”, momento durante o I Festival Cultural da China no qual o público poderá realizar apresentações de canto e dança da música popular chinesa.

Os interessados de qualquer idade podem se inscrever para apresentações individuais ou em grupos e compartilhar o talento nas performances que serão realizadas no dia 04 de fevereiro, às 14h, na área externa da Usina Cultural Energisa. Todos os integrantes receberão certificados de participação.

Programação

Durante toda a programação haverá a tenda de C-dramas, ou doramas chineses, que são as versões chinesas dos dramas de televisão ou novelas ocidentais. A tenda "Descobrindo o Mandarim" será outra atração, onde os visitantes poderão conhecer curiosidades do idioma e até mesmo aprender algumas palavras.

Na tenda sobre Horóscopo Chinês será possível descobrir um pouco mais sobre a história do zodíaco chinês e seu propósito. Além disso, o visitante poderá descobrir qual o signo representativo do seu ano de nascimento e as características que ele carrega na Astrologia Oriental Chinesa.

No dia 05 de fevereiro haverá uma degustação de comida chinesa fornecida pela Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Além da programação cultural, o I Festival Cultural da China terá atrações sobre as relações internacionais entre Brasil e China. No dia 04 de fevereiro serão realizadas duas mesas redondas no auditório da Usina Energisa: das 9h às 10h30 o tema será “Perspectivas de Desenvolvimento das Relações Estratégicas”, e às 10h30 ocorrerá a palestra “Desenvolvimento das Relações Comerciais entre Brasil e China”.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins