Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB anuncia programação completa do Festival Cultural da China

UFPB anuncia programação completa do Festival Cultural da China

publicado: 24/01/2023 11h04, última modificação: 24/01/2023 11h04
Evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de fevereiro e reunirá oficinas artísticas, palestras, exposições, gastronomia e muito mais

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), divulgou durante o fim de semana nas redes oficiais do Festival Cultural da China a programação completa para os três dias de evento. O I Festival Cultural da China no Nordeste acontecerá entre os dias 3 e 5 de fevereiro em João Pessoa-PB e será o primeiro festival desta temática na região nordeste do Brasil.

A ACI-UFPB está à frente da organização do Festival, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), da Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China). Além disso, o evento também conta com a colaboração da Embaixada da China em Brasília, do Consulado Geral da China em Recife, do Setor de Relações Internacionais (SRI) da UFRN e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Todo o evento, idealizado pela Prof. Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, será gratuito e aberto ao público. Sua abertura acontecerá no dia 3 de fevereiro, às 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, e contará com a presença de autoridades chinesas e paraibanas, além das apresentações culturais de música e dança com artistas dos dois países. A Cônsul-Geral da China em Recife, Yan Yuqing, falará um pouco sobre a cooperação China-UFPB e sobre o evento, após isso teremos espetáculos tanto da cultura chinesa, como da paraibana, justamente para mostrar essa interatividade e cooperação entre ambos os países.

A pianista chinesa e professora adjunta da Escola de Música da UFRN, Nan Qi, apresentará 5 peças musicais chinesas, junto ao pianista Durval Cesetti, ao tenor Kaio Morais e ao trombonista, Gilvando Pereira. Também haverá apresentação da Orquestra Criança Cidadã de Recife, tocando uma canção típica chinesa (在希望的田野上 - No campo da esperança), com arranjo de Nilson Lopes. Além da tradicional Dança dos Leões, que é realizada por artistas fantasiados de leões chineses, acompanhados por gongos e tambores, representando uma chuva de boa sorte.

Para representar a cultura paraibana na abertura do festival, a ACI, com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PB), definiu apresentações folclóricas e espetáculo narrativo-poético musical sobre a vida e obra de Jackson do Pandeiro.  O Grupo Eita de Projeções Folclóricas irá recepcionar o público com animada apresentação de forró e dançarinos caracterizados. Já o Grupo Aruenda da Saudade realiza manifestações culturais de origem afroindígena e tem mais de 200 anos de história, na região de Pitimbu-PB. O Aruenda irá realizar um cortejo com música e tambores pelo Teatro para marcar o início das apresentações culturais no palco.

Também haverá apresentação da Ópera do Pandeiro e Ely Porto, com uma apresentação em homenagem a Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo, contando com a presença de Isaías Vicente, sósia de Jackson do Pandeiro. As sugestões dos grupos paraibanos foram da Secult-PB, com a proposta de homenagear Jackson do Pandeiro, um dos maiores nomes da cultura popular nordestina, especialmente, paraibana.

Já nos dias 4 e 5 a Usina Cultural Energisa estará aberta ao público com uma rica programação, que inclui atividades para todas as idades. Os visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias temáticas, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu, apresentações e demonstrações sobre a medicina oriental, entre outras atividades.

Destacamos que o evento, pioneiro no Nordeste, será inteiramente gratuito e aberto ao público em geral. O Festival também será palco da primeira apresentação do Coral Flor de Mandacaru, formado pelos estudantes do Curso online de Mandarim, ofertado pela UFPB em parceria com a DUFL-China e regido por Nan Qi.

A data foi escolhida para representar o Festival da Primavera comemorado anualmente na China e no qual é comemorado o ano novo chinês, já que eles seguem o calendário lunar, diferente do ocidente que segue o calendário solar. Confira abaixo a programação completa e saiba mais na página do evento, ou acompanhe todas as informações no perfil do Instagram do Festival (@festivalculturaldachina).

Com informações da ACI-UFPB
Ascom/UFPB