Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apoia campanha que realiza sopão solidário

UFPB apoia campanha que realiza sopão solidário

publicado: 13/07/2021 17h54, última modificação: 13/07/2021 17h56
Iniciativa busca garantir alimento a moradores da comunidade São Rafael, em João Pessoa

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está apoiando a campanha da Ecolanches no levantamento de recursos para produzir refeições e garantir alimentos a moradores da comunidade São Rafael, localizada no bairro Castelo Branco, às margens da BR-230, em João Pessoa.

Interessados em contribuir com a iniciativa podem realizar doações entrando na rede social digital da Ecolanches. O sopão conta com a parceria do projeto de extensão “UFPB no combate à COVID-19: Sopão Solidário ECOLANCHES – Ano II – um elo da rede de apoio aos moradores da Comunidade São Rafael”, coordenado pela Professora Mariana Moura Nóbrega, do Departamento de Engenharia de Produção.

Ela contou que a iniciativa está acontecendo desde o dia 25 de junho. “O sopão acontece semanalmente. Toda sexta-feira, em torno das 17h. Queremos servir, ao menos, cerca de 200 pessoas”, informou a coordenadora.

Em 2020, a campanha realizou sete sopões, entregando mais de 2000 refeições. A contribuição em dinheiro e os recursos serão utilizados para comprar os ingredientes do sopão. “Neste ano pretendemos ampliar o alcance da iniciativa. Por isso é muito importante conseguirmos manter um bom fluxo de doações”, disse a Professora Mariana.

O grupo é composto por cerca de 10 mulheres, contudo, nem todas participam da ação. “Desde que a lanchonete do campus foi fechada, em março do ano passado, elas precisaram buscar outras fontes de renda, porque a situação está bem difícil. O que elas têm conseguido, geralmente, são trabalhos informais e intermitentes”, relatou a docente.

A Ecolanches é um grupo independente que surgiu por meio de um projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB. A iniciativa atua há seis anos na formação profissional e cidadã de moradoras da comunidade São Rafael.

Na lanchonete, localizada no campus I da UFPB, elas produziam e comercializavam alimentos saudáveis, por meio de um cardápio baseado em alimentos integrais, frutas da estação e legumes.

A campanha do sopão é apoiada pelo coordenador da Incubes, Prof. Vanderson Gonçalves Carneiro, do Departamento de Gestão Pública, Profa. Liane Marcia Freitas, do Departamento Engenharia de Produção, também pelas docentes Manuella Castelo Branco e Tatiana de Lucena Torres, do Departamento de Psicologia; a Profa. Ingrid Conceição Dantas, do Departamento de Gastronomia e Wanessa Costa Santos, que é técnica da Incubes.

O projeto também conta com a participação de estudantes da UFPB, da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, o Instituto Voz Popular e a rede de supermercados Menor Preço.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Ascom/UFPB