Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apoia compra de comidas juninas para 150 idosos em João Pessoa
conteúdo

Notícias

UFPB apoia compra de comidas juninas para 150 idosos em João Pessoa

Pamonhas, canjicas e bolos de milho serão produzidos por 80 mulheres em vulnerabilidade
publicado: 16/06/2020 22h38, última modificação: 17/06/2020 12h56
Interessados devem contribuir por meio do site disponível para doação a mulheres em vulnerabilidade devido à pandemia da Covid-19. Crédito: Proex/Reprodução/Autoria Desconhecida

Interessados devem contribuir por meio do site disponível para doação a mulheres em vulnerabilidade devido à pandemia da Covid-19. Crédito: Proex/Reprodução/Autoria Desconhecida

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apoia a campanha “Bancos que alimentam”, por meio da arrecadação de dinheiro, para a compra de comidas juninas para 150 idosos que residem em casas de longa permanência em João Pessoa.

Pamonhas, canjicas e bolos de milho serão produzidos por 80 mulheres em vulnerabilidade. Interessados devem contribuir por meio do site disponível para doação a mulheres em vulnerabilidade devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com a coordenadora de Programas de Ação Comunitária (Copac) da pró-reitoria da UFPB, a assistente social Marçonilia Arnoud, a meta de arrecadação é de R$ 4,5 mil, que serão doados para a fabricação das comidas típicas em João Pessoa. 

“Durante este mês, a renda de diversas famílias advém da produção e comercialização de comidas típicas de milho, que são amplamente consumidas na Paraíba durante as festividades juninas. A pandemia de Covid-19 causou restrições e impactou a produção por famílias mais vulneráveis socialmente”, lamenta Marçonilia.

O impacto, segundo a assistente social da UFPB, vai desde a indisponibilidade de transporte até a falta de recursos financeiros para a aquisição dos ingredientes. Diante do cenário, a arrecadação do dinheiro será para a compra e doação de ingredientes de comidas típicas juninas ao Banco de Alimentos de João Pessoa.

“Um total de 160 kits de ingredientes serão doados às mulheres usuárias das cozinhas comunitárias de João Pessoa e atendidas pela Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba. Além disso, 40 kg de materiais e sete mãos de espigas de milho serão doados a duas casas de longa permanência para o São João dos idosos”, conta Arnoud.

O Banco de Alimentos é uma ação que atenderá às instituições Cozinhas Comunitárias de João Pessoa, Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba, Lar da Providência Carneiro da Cunha e Casa da Divina Misericórdia. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil no Instagram do Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPB, que apoia a ação e tem a coordenação das professoras Carolina Lima Cavalcanti e Ana Luiza Mattos.

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB