Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apresenta empresas juniores e anuncia qualificação como universidade IES Júnior

publicado: 10/09/2021 10h11, última modificação: 10/09/2021 10h11
Empresas estão presentes em 25% dos cursos da instituição

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Reitoria e sua Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza nesta sexta-feira (10), às 16h, no auditório da Reitoria, um evento para apresentar as 22 empresas juniores que fazem parte da instituição. O evento terá a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia. O objetivo da UFPB é incentivar a criação de outras empresas juniores.

Empresa júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada exclusivamente por estudantes de graduação que prestam serviços para pessoas física ou jurídica sob orientação de professores-orientadores.Além dessas entidades, participam do evento o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), o Banco do Nordeste, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomercio-PB) e representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec).

Devido à pandemia da Covid-19, o encontro terá capacidade limitada a 160 pessoas, dentro dos critérios de biossegurança da UFPB, mas haverá transmissão pelo canal do YouTube da TV UFPB.

As 22 empresas juniores da UFPB são de diversas áreas de conhecimento e estão distribuídas pelos quatro campi da universidade. Dessas 22, 19 participam da Federação das Empresas Juniores da Paraíba (PB Júnior), o que representa 25% dos cursos da instituição, percentual estabelecido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), qualificando a UFPB como uma Instituição de Ensino Superior Júnior (IES Júnior).

A meta, segundo a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, é que a UFPB atinja um percentual de 30% dos cursos da instituição até o ano de 2023, como parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (PDI).

Os participantes das empresas juniores são incentivados a elaborar projetos, o que proporciona treinar habilidades da sua área de formação. As universidades empreendedoras, por sua vez, destacam-se por potencializar a comercialização de ideias e pesquisas para a sociedade. São destaque por apresentar ligação entre as pesquisas que realizam, o mercado, a indústria e a sociedade.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia