Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apresenta plano de retomada das pesquisas de campo e em laboratório nesta quinta (22)

Retorno será gradual e voluntário, com medidas protetivas e distanciamento social
publicado: 21/10/2020 20h33, última modificação: 21/10/2020 20h33
Os laboratórios do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), órgão suplementar da UFPB, serão alguns dos que poderão retomar seus trabalhos. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentará plano para retomada das pesquisas de campo e em laboratório nesta quinta-feira (22), às 16h30, em uma live com a presença da presidente da comissão de biossegurança da federal paraibana, Lígia Ortiz, da representante do Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom), Iêda Garcia, e da coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos programas e cursos de pós-graduação, Márcia Fonseca.

A transmissão ao vivo ocorrerá por meio do canal da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB no Youtube. Segundo Márcia Fonseca, não há uma data específica para o retorno das atividades de pesquisa.

“Serão retomadas gradualmente, seguindo as orientações da Portaria nº 323, publicada no último dia 16, pela Reitoria da UFPB, dispondo sobre as medidas de prevenção e adequação do funcionamento da instituição de ensino, em virtude da pandemia da covid-19”, explica a gestora.

De acordo com a coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos programas e cursos de pós-graduação da UFPB, o plano foi elaborado levando em conta o protocolo de biossegurança do Ministério da Educação (MEC) para o retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e os próprios planos de biossegurança das Ifes, além das diretrizes epidemiológicas do governo da Paraíba e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme a presidente da comissão de biossegurança da UFPB, professora Lígia Ortiz, a retomada, além de gradual, também será segura, norteada pela manutenção e reforço de medidas protetivas, especialmente o uso de máscara, a higienização das mãos com álcool 70% e o distanciamento social.

“É importante frisar que, desde a concepção do plano, a UFPB tem como prioridade a manutenção de nosso bem maior: a vida de todos. A proteção daqueles que se encontram no grupo de risco é essencial”, destaca Ortiz.

A presidente da comissão de biossegurança da federal paraibana relata que há programas de pós-graduação da UFPB que podem ser descredenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) se permanecerem parados. Mas a volta será voluntária.

“As pessoas têm entendimentos, necessidades e condições de saúde diferentes e isso tudo será respeitado. Também negociaremos a volta dos técnico-administrativos com os próprios servidores e unidades administrativas, priorizando sempre aqueles que fazem parte dos grupos de risco”, adianta Lígia Ortiz.

Para a retomada de modo integral ou parcial, serão verificados a área do local de trabalho e o distanciamento social, sendo calculado o número máximo de servidores por ambiente fechado, respeitando o distanciamento.

“Como a gente está na bandeira amarela em todos os campi da UFPB, prevemos uma ocupação de 60%. Na bandeira verde, de abertura maior, a ocupação poderá ser de 100%. Mas não serão os 100% que a gente tinha. Serão 100% da ocupação máxima mantendo o distanciamento social necessário”, esclarece a presidente da comissão de biossegurança da UFPB.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB