Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apresenta primeiros resultados do programa de internacionalização nesta terça (14)

Webinário será realizado a partir das 13h, pela plataforma Zoom
publicado: 13/07/2020 19h54, última modificação: 13/07/2020 21h26
Na imagem, o professor Wondwossen Gebreyes (centro), da Universidade Estadual de Ohio, uma das principais parceiras da UFPB no programa, em reunião de trabalho no final do ano passado, no campus I, em João Pessoa. Foto: Lucas Freitas

Os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Márcia Fonseca, Júlio Rebouças, José Ferrari Neto e Sandro Torres apresentarão os primeiros resultados do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da federal paraibana por meio de webinário nesta terça-feira (14).

A live, promovida pelo Portal Brasil do Estado de Ohio, em colaboração com a Faculdade de Ciências Alimentares, Agrícolas e Ambientais (CFAES) e a iniciativa Global One Health (GOHi), será realizada a partir das 13h, pela plataforma Zoom. Para acompanhá-la, é preciso  se inscrever através do site de venda de tickets e gestão de eventos na internet Sympla.

O webinário faz parte da programação do Workshop Online Capes-PrInt, com as 36  universidades brasileiras contempladas pelo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na ocasião, eles compartilharão as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, oportunidades de colaboração com a Universidade Estadual de Ohio (OSU), nos Estados Unidos, e experiências de sucesso.

Através deste novo sistema de financiamento de pesquisas do governo brasileiro, a Universidade Estadual de Ohio (OSU) fez parcerias com a UFPB, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade do Paraná (UFPR).

De acordo com a professora e pesquisadora do Departamento de Economia e coordenadora de avaliação dos cursos de pós-graduação da UFPB, Márcia Fonseca, no primeiro ano do programa, professores e estudantes da UFPB participaram de mais de 200 eventos e 50 missões internacionais. Além disso, a federal paraibana garantiu 21 bolsas de doutorado sanduíche e 12 cotutelas em pós-graduações  stricto sensu.

“Os destaques no webinário serão os resultados alcançados pela UFPB e a possibilidade de parcerias em áreas estratégicas, com a Universidade Estadual de Ohio (OSU). Os projetos da UFPB com a unidade de ensino norte-americana, neste momento, estão em acordo com as preocupações da iniciativa Global One Health (GOHi), especificamente centradas zoonoses, em colaboração com o curso de doutorado em Zootecnia da UFPB, no campus II, em Areia, no Brejo paraibano”, conta a gestora.

“O professor Woondsen Gerbreys é membro do comitê gestor do PrInt e da Universidade Estadual de Ohio (OSU).  Este webinário é importante porque pode representar recursos para as pesquisas desenvolvidas na UFPB”.

O Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) tem o intuito de conceder incentivos para incrementar a produção acadêmica e científica do programas de pós-graduação das 36 universidades contempladas. Os projetos selecionados tiveram início em novembro de 2018, com duração de quatro anos. Serão investidos anualmente R$ 300 milhões no programa, pela Capes.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB