Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apresenta proposta de credenciamento de segunda unidade da Embrapii

UFPB apresenta proposta de credenciamento de segunda unidade da Embrapii

publicado: 26/08/2021 18h27, última modificação: 26/08/2021 18h46
Nova unidade proposta é no Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, assinou, nesta quarta-feira (25), proposta de credenciamento de uma unidade Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (Ipefarm/UFPB). O credenciamento visa oferecer suporte ao desenvolvimento de ensaios não-clínicos e inovação na produção de ativos vegetais e matérias primas fitoterápicas.

Em reunião, a proposta foi apresentada pelos professores Isac Medeiros e Maria de Fátima Vanderlei, do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e as professoras Mirian Salvadori e Kelly Gomes, do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (Ipefarm) e da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), respectivamente.

Se aprovada na primeira etapa, a Universidade vai passar por uma segunda fase de avaliação em que deve demonstrar sua capacidade de captação de recursos e desenvolvimento dos projetos. Completando o processo, a nova unidade terá funcionamento no Iperfarm e será a segunda da Embrapii na UFPB. Em julho, a primeira unidade, localizada no Centro de Energias Renováveis (CEAR), foi selecionada em um processo aberto por meio de chamada pública.

O Reitor reforçou o comprometimento da UFPB em fazer o possível para que a proposta seja aprovada a fim de assegurar a ampliação do potencial de formação, produção e pesquisa da universidade.

“Torceremos e agiremos em conformidade, buscando apoiar o projeto completamente para sua seleção. O credenciamento significará o desenvolvimento da Farmácia, uma maior inserção no mercado e mais recursos para os nossos equipamentos e ampliação do nosso potencial de formação, de produção e de pesquisa”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins