Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apresentará ações de internacionalização nesta quinta-feira (5)

UFPB apresentará ações de internacionalização nesta quinta-feira (5)

III Workshop Internacional do Programa Capes PrInt será on-line, a partir das 8h30
publicado: 03/11/2020 19h55, última modificação: 03/11/2020 19h55
O Capes PrInt na UFPB abrange 11 projetos de internacionalização, em atividade há dois anos. O programa da Capes para alavancar programas de pós-graduação contempla 36 universidades brasileiras. Crédito: PRPG/UFPB

O III Workshop Internacional do Programa Capes PrInt será realizado, de forma remota, nesta quinta-feira (5), a partir das 8h30. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Agência UFPB de Cooperação Internacional, será transmitido pelo canal da pró-reitoria no Youtube.

Segundo a coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da PRPG, a professora Márcia Fonseca, o objetivo do workshop é apresentar as ações de internacionalização realizadas desde o início do programa na UFPB, em 2018, por meio de 34 programas de pós-graduação.

São ações relativas, por exemplo, à  mobilidade e a intercâmbios acadêmicos, à colaboração conjunta em projetos de pesquisa e inovação e à formação de redes, núcleos ou laboratórios bi ou plurinacionais.

O Capes PrInt na UFPB abrange 11 projetos de internacionalização desenvolvidos em torno de três eixos temáticos – Intervenções  tecnologias, produtos e processos aplicados à saúde;  Territórios da Diversidade: Educação, Linguagens, Mediações Culturais e Políticas Públicas; e Bioma Caatinga, Biodiversidade e Sustentabilidade.

programação do III Workshop Internacional do Programa Capes PrInt incluirá, além de palestras, uma assembleia geral do Fórum Nacional de Pró-reitores (Foprop), sob a condução do professor da UFPB Lucindo Quintans, vice-diretor do fórum.

A assembleia geral discutirá o futuro do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nas 36 universidades por ele contempladas. O programa tem o intuito de alavancar os programas de pós-graduação no país.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB