Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB aprova 109 metas para os próximos cinco anos

UFPB aprova 109 metas para os próximos cinco anos

Novo Plano de Desenvolvimento Institucional garante educação gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade
publicado: 22/08/2019 20h16, última modificação: 22/08/2019 21h41
Metas serão avaliadas semestralmente. Crédito: Reprodução/Google

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, por unanimidade, novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com a definição de 24 objetivos estratégicos, 79 indicadores e 109 metas para os próximos cinco anos, no período de 2019-2023.

A implementação do plano será coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), por meio de agenda de trabalho com representantes de todas as unidades da UFPB. O monitoramento, que também será realizado pela Proplan, ocorrerá semestralmente.

O novo PDI da UFPB assegura, enquanto missão institucional, educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade, a fim de gerar e difundir conhecimento e inovação por meio do ensino, pesquisa e extensão, para o desenvolvimento da sociedade de modo sustentável.

De acordo com o relatório da professora Mônica Nóbrega, atualmente diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, o documento busca alinhar o processo formativo técnico-acadêmico com uma visão humanística, ética e de compromisso social, com mais investimentos em políticas afirmativas e preocupação com a formação anterior dos ingressantes.

Em seu parecer, a gestora considera que o novo PDI tem um equilíbrio interessante e necessário entre as ampliações previstas e a situação política brasileira, “no que diz respeito às tentativas atuais do Governo Federal de se desobrigar da Educação Superior do país, impondo às universidades públicas restrições orçamentárias e financeiras cada vez maiores”.

Para Mônica Nóbrega, o documento mostra, nesse sentido, “que estamos vivos e que, por isso, continuamos lutando e acreditando na melhoria, em todos os níveis, da UFPB”. No novo PDI, há a previsão de aumento no número de servidores técnicos e docentes e de bolsas ofertadas, expansão dos cuidados com a permanência dos alunos e melhoria do Restaurante Universitário e da Residência Estudantil.

O documento conjectura ainda aprovação da Política de Segurança da UFPB e mais efetividade do Conselho Social Consultivo, a fim de ampliar a participação da comunidade externa.

O novo PDI da UFPB foi criado a partir da ferramenta de gestão estratégica Balanced Score Card (BSC), que considera quatro perspectivas: “Orçamento”, “Pessoas e Infraestrutura”, “Processos Internos” e “UFPB e a Sociedade”.

É baseado em modelo do Ministério da Educação (MEC), orientações do Fórum Nacional de Pró-reitores de Administração e Planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior (ForPlad), documentos oficiais e teóricos e na legislação vigente. Também é alinhado ao Plano Nacional de Educação para o período 2014-2024.

Ascom/UFPB