Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo com a Fapesq para concessão de bolsas de mestrado e doutorado

publicado: 09/04/2021 13h51, última modificação: 09/04/2021 13h51
Recursos, destinados a oito programas de pós-graduação, somam R$ 2,5 milhões

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, nesta quinta-feira (8), um acordo de cooperação técnica com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) para concessão de apoio financeiro a programas de pós-graduação da Universidade. Além de 40 bolsas para estudantes, os recursos incluem verba para custeio das atividades de pesquisa.

Por meio do acordo, assinado pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e pelo Pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), Prof. Fernando Perazzo, estão sendo destinados aproximadamente R$ 2,5 milhões para o financiamento de atividades em oito programas de mestrado e doutorado, emergentes e em consolidação, inseridos em eixos considerados estratégicos para o desenvolvimento da Paraíba – “segurança hídrica e conservação ambiental” e “diversificação produtiva”.

O apoio financeiro é parte de um programa de desenvolvimento nacional implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fapesq, na Paraíba, e contemplou as demais instituições públicas de ensino superior – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Dos recursos disponibilizados para a UFPB, cerca de R$ 2 milhões são destinados para a concessão de 35 bolsas de mestrado e cinco bolsas de doutorado, distribuídas entre os oito programas. Concedidas pela Capes, as bolsas para estudantes que ingressaram este ano nos programas de pós contemplados ocorrerá a partir da próxima semana, segundo o Pró-reitor de Pós-Graduação.

Ainda de acordo com Prof. Fernando Perazzo, o restante do valor (aproximadamente R$ 532 mil) será gerido pela Pró-reitoria e é direcionado para o custeio das atividades de pesquisa dos programas, incluindo, por exemplo, aquisição de material de consumo, taxa de publicação de artigo científico em periódicos e taxas referentes à tramitação de patentes.

“Esse recurso é muito importante para o fortalecimento de todos os programas de pós-graduação contemplados no edital e vai mostrar a importância dessas pesquisas para a sociedade, uma vez que estão inseridas em eixos estratégicos para o desenvolvimento do Estado”, destacou o Prof. Perazzo.

Programas da UFPB contemplados com bolsas e verba de custeio

Eixo: segurança hídrica e conservação ambiental

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (Areia)

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia