Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo de cooperação com universidade da Bielorrússia

UFPB assina acordo de cooperação com universidade da Bielorrússia

publicado: 19/05/2021 18h11, última modificação: 19/05/2021 18h11
Parceria entre as instituições terá vigência de cinco anos

Foto: Angélica Gouveia

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual de Belarus (Bielorrúsia) firmaram, neste mês de maio, uacordo de cooperação com o objetivo de desenvolver relações acadêmicas, em todas as áreas do ensino, extensão e pesquisa consideradas de interesse mútuo entre ambas as universidades. Este é o 10º convênio assinado este ano pela UFPB com instituições de ensino superior estrangeiras.

A parceria com a instituição de ensino bielorrussa, efetivada por meio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, prevê, por exemplo, acordos específicos que permitam o intercâmbio de alunos e pesquisadores, realização de regime de cotutela para dupla titulação de pós-graduandos ou desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa de forma conjunta. O convênio com a Universidade Estadual de Belarus terá vigência de cinco anos, podendo ser renovado, caso interesse às duas instituições.

Segundo a diretora de Relações Institucionais da ACI/UFPB, Ana Berenice Martorelli, o objetivo da Universidade é ampliar em 20%, este ano, o número de acordos de cooperação internacional. Atualmente existem aproximadamente 120 convênios vigentes.

De acordo com a Prof. Leila Bijos, uma das coordenadoras da Internacionalização de Educação Superior, esse convênio é importante por que Universidade Estadual de Belarus é o maior centro científico educacional de inovação e cultura da república de Belarus. A instituição existe desde o ano de 1921 e tem sede em Minsk, capital do país.

“A universidade é um marco no desenvolvimento educacional na região, atraindo alunos e pesquisadores de toda a Ásia. A experiência internacional para um pesquisador, ou para um aluno, é simplesmente inovadora em termos de padrões intelectuais, culturais e sociais”, destacou a Profa. Leila Bijos.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins