Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina convênio com startup francesa para desenvolvimento de software

UFPB assina convênio com startup francesa para desenvolvimento de software

publicado: 02/02/2021 10h05, última modificação: 02/02/2021 10h49
Pesquisa financiada pelo governo francês tem a participação de quatro pesquisadores da universidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) firmou, no mês passado, um convênio com a startup francesa Atoptima para realização de um projeto de desenvolvimento de um software na área de pesquisa operacional. A parceria envolve pesquisadores dos centros de Informática (CI) e de Tecnologia (CT) da federal paraibana e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que receberão uma verba de R$ 60 mil para bolsas de pesquisa, por meio de financiamento do governo francês. O projeto, intitulado Coluna, terá duração de cinco meses e ocorrerá de forma remota.

O presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Sandro Marden, destacou a meta da agência de estabelecer parcerias internacionais e desenvolvimento de pesquisas conjuntas que deem visibilidade à instituição. “A UFPB tem grupos de excelência e nossa missão é dar suporte para viabilizar a formalização de convênios que envolvam mobilidade e troca de competências. A conexão com essa empresa estrangeira, a Atoptima, é um exemplo do reconhecimento da capacidade técnica da nossa instituição”, declarou Marden.

O Coluna, primeiro projeto desenvolvido por meio dessa parceria, é um resolvedor de problemas de programação matemática. É um programa opensource, de código aberto, então todos podem usar. Quem tem conhecimento prévio em pesquisa operacional pode usar o programa para construir rotas de transporte, por exemplo”, explicou o professor do Departamento de Computação Científica do CI/UFPB, Teobaldo Bulhões, que integra o grupo de pesquisadores da Paraíba. Ainda segundo ele, a pesquisa operacional é uma área ligada à tomada de decisões baseada em ciência e envolve áreas como a Engenharia, a Computação e a Matemática.

A Atoptima, que surgiu na Universidade de Bordeaux, desenvolve esses softwares para tomada de decisão – tais como na área de logística de transporte de cargas e de pessoas – e tem como um dos fundadores o ex-aluno da UFPB Vitor Nesello, que concluiu mestrado na instituição francesa. Já existia uma colaboração acadêmica entre a UFPB, a UFF e a Universidade de Bordeaux para realização de trabalhos científicos na área de pesquisa operacional. Então começamos a vislumbrar essa colaboração no contexto da startup também. Esse projeto é o primeiro passo de uma parceria que esperamos que seja duradoura, informou Teobaldo.

A parceria com a empresa francesa foi viabilizada, além da relação estreita existente entre os pesquisadores das instituições, pelo destaque das pesquisas realizadas pela UFPB na área de pesquisa operacional. Em um ranking mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a produção científica em Ciência da Computação nas instituições de ensino superior (de 2016 até o momento), quando o assunto é pesquisa operacional a Paraíba aparece em 5º lugar no Brasil (atrás da PUC Rio, das federais do Rio de Janeiro – UFF e UFRJ –, e da própria UFMG, respectivamente).

O grupo da UFPB, coordenado pelo docente Anand Subramanian, do Departamento de Sistemas de Computação do CI, também tem a participação dos pesquisadores Bruno Petrato Bruck, do Departamento de Computação Científica, Hugo Kramer, do Departamento de Engenharia da Produção. O representante da UFF é Artur Pessoa, do Departamento de Engenharia de Produção.

Reportagem: Milena Dantas
Fotos: Angélica Gouveia