Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina convênio com Universidade Intercultural Indígena de Michoacán
conteúdo

Notícias

UFPB assina convênio com Universidade Intercultural Indígena de Michoacán

publicado: 26/10/2021 17h54, última modificação: 26/10/2021 17h54
Cerimônia de oficialização da parceria ocorreu de modo online via Google Meet

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, nesta terça-feira (26), convênio de cooperação com a Universidade Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM), do México, a fim de viabilizar a mobilidade internacional de estudantes e professores. O encontro com representantes de ambas as instituições aconteceu via Google Meet, quando foi oficializada a parceria. 

Com validade de cinco anos, o acordo vai permitir o compartilhamento de atividades e pesquisas entre as universidades, buscando o desenvolvimento de estudos na área indigenista. É a primeira vez que a UFPB realiza um convênio com uma universidade intercultural indígena. 

Participaram da reunião o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a Profa. Ana Martorelli, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o Prof. Daniel Valério Martins, do Centro de Educação (CE), o presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), Prof. Sandro Marden, a Reitora da UIIM, Profa. Maricarmen Magallon e o diretor acadêmico da UIIM, Prof. Luis Bernardo López. 

Em sua fala de agradecimento, o Reitor Valdiney Gouveia destacou a importância da UFPB no cenário acadêmico paraibano e seu papel cooperativo dentro da parceria com a universidade mexicana. “Nós temos muito o que aprender com o México e vice-versa. Estamos dispostos a nos unir e manter essa colaboração estreita com a UIIM para que, assim, seja concretizado o crescimento das duas instituições”, afirmou. 

A Reitora da UIIM, Profa. Maricarmen Magallon, também agradeceu aos agentes envolvidos que possibilitaram firmar o convênio e expressou otimismo sobre os resultados que devem ser obtidos com o acordo. “Me sinto orgulhosa e muito feliz por estar firmando esse convênio. Estamos certos de que a aliança renderá frutos”, comentou a Reitora. 

Para o diretor acadêmico da UIIM, Prof. Luis Bernardo López, a relação entre México e Brasil se entrelaça mais fortemente com o convênio de colaboração oficializado. Ele ressaltou o relacionamento pré-existente entre UFPB e UIIM. 

“Já tivemos diferentes experiências bem-sucedidas de nossos professores com professores da UFPB nos intercâmbios. Agora, será possibilitada a criação de vertentes de apoio no âmbito estudantil e acadêmico. No dia de hoje, não é só firmado um convênio, mas é criada uma irmandade entre duas comunidades universitárias”, concluiu o diretor.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia