Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina termo de cooperação para elaborar projeto de viabilidade econômica do Porto de Águas Profundas
conteúdo

Notícias

UFPB assina termo de cooperação para elaborar projeto de viabilidade econômica do Porto de Águas Profundas

publicado: 09/08/2021 16h28, última modificação: 09/08/2021 16h49
Iniciativa é resultante de convênio com a Prefeitura de Mataraca para promover desenvolvimento da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, nesta segunda-feira (09), termo de cooperação e apresentou o plano de trabalho para elaboração do projeto de viabilidade econômica do Porto de Águas Profundas, previsto para ser construído no município de Mataraca.

Com esse intuito, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, e o presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI), Prof. Sandro Marden, reuniram-se com o presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Coelho Barbosa, o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga, e o deputado estadual Moacir Rodrigues, na Reitoria da UFPB.

A iniciativa é resultante de convênio da UFPB com a Prefeitura de Mataraca, objetivando promover o desenvolvimento da Paraíba. O estudo de viabilidade econômica será coordenado pelo Prof. Ignácio Tavares, do Departamento de Economia da UFPB. Conforme o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, paralelamente, está sendo desenvolvido estudo na área de engenharia. “O professor Sandro Marden e o professor Ignácio estão à frente desse projeto, avaliando tanto a viabilidade econômica como também incorporando elementos de engenharia para dar sustentação ao projeto, que está parcialmente desenvolvido e nós queremos concluir para poder começar a prospectar recursos”, explicou o Reitor.

Prof. Sandro Marden explicou que existe um projeto de viabilidade econômica antigo que precisa ser atualizado com a nova realidade, considerando cenário atual e incorporando novas tendências para a região, como suas riquezas em energias alternativas e renováveis, localização geográfica, entre outras questões que precisam ser contempladas. De acordo com Prof. Marden, o plano deverá ser concluído em dez meses.

O presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Coelho Barbosa, que participou do encontro, destacou a importância do projeto seguir os códigos de projetos para a sustentabilidade da IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo Banco Mundial. “Isso vai fazer com que o projeto possa ser avaliado e reconhecido como um projeto de magnitude para interessar a fundos de pensão internacionais e a grandes investidores, e que possa, de fato, disputar espaço no mundo entre outros projetos na área de infraestrutura”, explicou. Para o presidente do Sindalcool, um dos aspectos importantes é a atração de empresas interessadas em hidrogênio verde a partir da energia eólica, solar e etanol, visando a exportação, por exemplo.

O prefeito Egberto Madruga destacou a convergência de parcerias envolvendo instituições públicas e lideranças políticas em torno do projeto. “Acreditamos que, a partir de agora, vamos nos aprofundar mais nessa parte técnica para poder dar os próximos passos”, comentou o prefeito. Também participou a assinatura do termo de cooperação o procurador jurídico da Prefeitura de Mararaca, Eymard Pedrosa.

Foto: Oriel Farias

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias