Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB avança na cultura anti-desperdício
conteúdo

Notícias

UFPB avança na cultura anti-desperdício

Instituição aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública
publicado: 11/02/2020 18h18, última modificação: 11/02/2020 18h18
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, vai liderar projetos. Foto: Divulgação

Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, vai liderar projetos. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente.

Conforme os dados da pasta, a UFPB é a 11ª instituição federal de ensino do país e a única do estado da Paraíba a abraçar a iniciativa até então.

O termo de adesão, assinado pelo ministro do meio ambiente Ricardo Salles e pela diretora do CCHSA Terezinha Martins, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 6 de fevereiro.

“A academia precisa dar exemplos de sustentabilidade à sociedade e, neste aspecto, o CCHSA vem, nos últimos anos, sendo referência e destaque nacional nas ações promovidas em defesa do meio ambiente sustentável”, afirma Terezinha Martins.

Para a gestora, a adesão e certificação na Agenda A3P é um estímulo. “Irá nos motivar ainda mais para atendermos aos indicadores da área”, diz a diretora.

A adesão tem por finalidade integrar esforços para desenvolver, no âmbito da instituição, projetos destinados à implementação do Programa A3P, com o objetivo de promover a conscientização de uma cultura anti-desperdício e a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos.

O programa tem quatro eixos: I - promover a reflexão sobre os problemas socioambientais; II - estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, a fim de maximizar a eficiência dos serviços prestados; III - garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta; e IV - melhorar a qualidade do ambiente do trabalho.

Ascom/UFPB