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UFPB capacita 40 pesquisadores para autoavaliação dos programas de pós

Especialistas vão analisar mais de 100 cursos de mestrados e doutorados
publicado: 23/03/2020 15h23, última modificação: 23/03/2020 15h23
Iniciativa tem o objetivo de identificar potencialidades e fragilidades institucionais. Foto: Divulgação

Iniciativa tem o objetivo de identificar potencialidades e fragilidades institucionais. Foto: Divulgação

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, neste mês de março, treinamento online sobre autoavaliação institucional com 40 professores e pesquisadores que julgarão 113 cursos de mestrado e doutorado. A ação objetiva diagnosticar e identificar potencialidades e fragilidades institucionais a fim de contribuir para um planejamento mais efetivo. 

De acordo com a pró-reitora de pós-graduação, Maria Luíza Alencar, o treinamento foi um momento de parcerias e de buscar melhorias para os cursos da UFPB. “Essa avaliação é paradigmática, porque teve cooperação importante do pessoal de tecnologia da universidade e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Antecipamos a avaliação oficial da Sucupira, que é a plataforma da Capes para qualificar os cursos de pós-graduação”, enfatiza. 

A avaliação institucional é um processo permanente de elaboração, de conhecimento e de intervenção prática que permite direcionar as atividades de pesquisa, extensão e ensino da UFPB. Por meio das avaliações de curso e da autoavaliação, a organização didático-pedagógica acadêmica, a atuação do corpo docente e a infraestrutura dos cursos são analisadas. 

O questionário de autoavialiação da pós-graduação da UFPB está disponível até 31 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), na aba “Questionários, no canto superior direito da tela do perfil de usuário.  

Ascom/UFPB