Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB capacita empreendedores no município do Conde
conteúdo

Notícias

UFPB capacita empreendedores no município do Conde

publicado: 19/09/2022 19h43, última modificação: 19/09/2022 19h43
Ação está inserida no Programa UFPB no seu Município

Foto: Prefeitura de Conde/PB

Empreendedores das áreas de alimentação e hospedagem poderão participar de duas capacitações gratuitas que serão promovidas por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Prefeitura Municipal do Conde. A iniciativa é parte do projeto Otimiz(ação) ano 2: treinamento e capacitação no setor de alimentação e hospedagem no município do Conde – PB, inserido no Programa UFPB no seu Município e desenvolvido em conjunto pelos cursos de Turismo/Hotelaria e de Gastronomia da Universidade. Estão sendo oferecidas 60 vagas, sendo 30 no curso Serviços de Salão em Alimentos e Bebidas e 30 no curso Espanhol Básico e a Hospitalidade. 

Nos dias 26 e 27 de setembro, das 8h às 12h, ocorrerá o curso Serviços de Salão em Alimentos e Bebidas. Já de 28 a 30 de setembro será realizada a formação Espanhol básico e a hospitalidade, também no horário das 8h às 12h. As aulas serão ministradas por estudantes bolsistas do projeto e ocorrerão no Hotel-Escola da Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba. As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas e devem ser realizadas online, por meio de formulários disponibilizados pela Prefeitura do Conde (abaixo).

 “A ideia é capacitar empreendedores de um local que tem grande potencial turístico”, explicou a coordenadora do projeto, Profa. Cristiane Libório, que é docente do Departamento de Gastronomia da UFPB. Segundo ela, a Prefeitura solicitou essa ação à UFPB, que reuniu docentes de dois cursos para apresentar um projeto ao governo municipal. O foco da iniciativa são profissionais que atuam no setor de hospedagem (pousadas) e em restaurantes ou quiosques, para que desenvolvam um diferencial no atendimento ao público, especialmente os turistas. 

“Existe uma preocupação do município quanto ao atendimento ao turista, de ele ser bem recebido e querer voltar. Então vamos trabalhar a questão de línguas para que o profissional tenha, no mínimo, um conhecimento básico de palavras e expressões em espanhol, e no caso de restaurantes a questão do serviço de salão, para que o turista tenha uma boa experiência”, acrescentou a coordenadora do projeto, que está inserido no eixo temático “Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários” do programa UFPB no seu Município. 

Links para inscrições prévias dos interessados:

∙ Serviços de Salão em Alimentos e Bebidas (26 a 27/09/2022) 

https://forms.gle/mKyACzQ2ABR9SfNp6 

Espanhol Básico e a Hospitalidade (28 a 30/09/2022) 

https://forms.gle/zbLnX8Q5KpxaxA19A

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Prefeitura de Conde/PB