Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB capacita mais de 700 professores de pós-graduação para ensino virtual

UFPB capacita mais de 700 professores de pós-graduação para ensino virtual

Formação online começou nesta terça-feira (24) e seguirá até 15 de abril
publicado: 26/03/2020 18h42, última modificação: 26/03/2020 18h44
A UFPB tem 81 Programas de Pós-Graduação que reúnem 113 cursos de mestrado e doutorado nas modalidades acadêmica e profissional. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, entre os dias 24 de março e 15 de abril, o curso "Novas tecnologias para atividades docentes da pós-graduação: ambiente virtual de aprendizagem Moodle". O objetivo da iniciativa é possibilitar o desenvolvimento de competências para utilizar tecnologias nas atividades de ensino, especificamente na preparação de material didático para realização de aulas no formato de Educação a Distância (Ead).

A ação é uma parceria das Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PRPG) e de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPB e conta com a participação de 720 docentes dos cursos de pós-graduação. Para a professora Maria Luiza Alencar, responsável pela PRPG, “é um momento para planejar o ano de 2020 e antever resultados nos 81 programas de pós, que abrangem 113 cursos de mestrado e doutorado nas modalidades acadêmica e profissional”.

Ainda de acordo com a pró-reitora, a PRPG vem realizando tarefas para propiciar orientações e conteúdos a fim de evidenciar a excelência do ensino, pesquisa e extensão da UFPB. “Dessas ações vai depender o processo de correção de rumo da pós-graduação dentro do quadriênio 2017-2020. Cada docente deve dominar o uso das Tecnologias da Informação e de Comunicação (TICs) e construir a sala de aula virtual das disciplinas”, ressalta.

O curso realizado pelos docentes da UFPB tem 60 horas-aulas e, dentre os temas abordados, constam “Planejar, organizar e formatar o conteúdo da sala de aula virtual” e “Criação e configuração dos diversos recursos do Moodle: livro, arquivos, páginas web, incorporações de vídeos, envio de materiais de apoio, criação de pastas e formação de biblioteca virtual”.

O Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos com recursos e atividades para criar uma sala de aula virtual. Adaptável às necessidades de cada curso ou disciplina, os criadores precisam utilizar estratégias condizentes com objetivos definidos para fazer escolhas e desenvolver os ambientes virtuais.

Ascom/UFPB