Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB capacita profissionais que atuarão na Sala de Testagem Covid-19

UFPB capacita profissionais que atuarão na Sala de Testagem Covid-19

publicado: 20/01/2021 18h33, última modificação: 21/01/2021 10h36
Treinamento tem foco na realização do teste RT-PCR em pessoas da comunidade acadêmica com sintomas da doença

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início, na manhã desta quarta-feira (20), a um treinamento dos profissionais que atuarão na linha de frente de testagem da Covid-19 para a comunidade acadêmica. O evento, que segue até esta sexta (22), está sendo realizado pela Comissão de Biossegurança da UFPB e faz parte do planejamento para o retorno das atividades presenciais. A Sala de Testagem começará a funcionar na próxima semana, no campus I, com capacidade para realização de até 100 testes por semana.

A abertura do treinamento, realizada no auditório da Reitoria, contou com a presença do reitor Valdiney Gouveia, da vice-reitora Liana Filgueira, da presidente e da vice-presidente da Comissão de Biossegurança da UFPB, respectivamente, professoras Lígia Ortiz e Carina Carvalho, e do professor da Escola Técnica de Saúde (ETS/UFPB), João Felipe Bezerra.

Para o reitor Valdiney Gouveia, o início das testagens da Covid-19, sob o comando da Comissão de Biossegurança, com o apoio da Escola Técnica de Saúde e dos centros de Ciências da Saúde (CCS) e de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), representa um importante passo para a retomada presencial das atividades na UFPB, que vai ocorrer de forma gradual.

A presidente da Comissão, Lígia Ortiz, explica que a capacidade da Sala de Testagem é limitada a 20 exames por dia - até 100 testes sorológicos (RT-PCR) por semana. Por isso, os kits de testagem serão destinados exclusivamente a quem está retornando às atividades presenciais – docentes, técnico-administrativos, alunos e colaboradores que estejam sintomáticos – entre o 3º e o 7º dia de sintomas, mediante a requisição obtida pelo teleatendimento da UFPB. Aqueles que estão em trabalho remoto não poderão utilizar o serviço. disponibilização da realização do exame de RT-PCR só é possível graças à existência de um projeto do Governo Federal financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), com coordenação do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB) e cooperação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), Escola Técnica de Saúde, Centro de Referência de Atenção em Saúde (CRAS), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Hospital Universitário Lauro Wanderley.

A análise das amostras colhidas ocorrerá na própria universidade - nos laboratórios da Escola Técnica de Saúde, do CCS e do CCEN - e os resultados, conforme informou o professor João Felipe Bezerra, devem ser divulgados em até 48 horas.

Ainda segundo Ortiz, qualquer pessoa que apresentar sintomas de Covid-19 deve procurar imediatamente atendimento na rede de saúde e começar a tratar.

O atendimento na Sala de Testagem do campus I será realizado no horário das 8h às 12h, por enfermeiras e técnicas de Enfermagem. Todos os detalhes sobre o funcionamento da testagem na UFPB serão divulgados em breve nos canais de comunicação da universidade.

O cronograma de retomada das atividades presenciais proposto pela Comissão de Biossegurança está na fase 1 (retorno das atividades laboratoriais). O início da próxima fase do plano, que consiste no retorno gradual dos servidores ao trabalho presencial, ainda está sendo definida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A última fase será a retomada das atividades de ensino, no sistema híbrido (presencial e remoto).

Com os testes PCR e a vacinação que está começando, estamos caminhando, na Paraíba, para uma situação que favorece o retorno mais seguro para aqueles que fazem a UFPB”, afirmou Lígia Ortiz, que ressaltou ainda que o plano de retorno, além de gradual, vai priorizar a proteção dos mais vulneráveis (grupos de risco), com volta facultativa nos casos que envolvam grupos de risco.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins