Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB capacitará imigrantes brasileiros nos EUA

UFPB capacitará imigrantes brasileiros nos EUA

Parceria com Senado Americano também pretende promover cultura brasileira
publicado: 18/02/2020 18h59, última modificação: 18/02/2020 20h44
Senador Jamie Eldridge atua na defesa de imigrantes em Massachussets, nos Estados Unidos. Foto: Angélica Gouveia

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, recebeu, nesta terça-feira (18), a visita do senador norte-americano Jamie Eldridge (de camisa amarela na foto) para estimular parcerias educacionais e culturais.

O senador atua na defesa de imigrantes, especialmente brasileiros, em Massachussets, nos Estados Unidos (EUA). Estiveram também na ocasião representantes da Agência de Cooperação Internacional (ACI), do Departamento de Comunicação (Decom) e do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.

De acordo com o presidente da ACI, professor Iure Paiva, a visita do senador ressalta o processo de internacionalização da universidade e propicia incentivos para os projetos educacionais de brasileiros nos EUA.

“O senador estimula serviços qualificados para a educação de brasileiros em Massachussets, além de evidenciar a cultura brasileira no estado. Apresentamos uma proposta e iremos estimular parcerias com a ACI, o CCTA e docentes para intercâmbios educacionais”, ressalta.

Ainda conforme o professor Iure Paiva, o intuito também é fazer com que os imigrantes brasileiros possam ser educados em língua portuguesa.

“Seja a partir do ensino básico em Português, seja por meio da promoção da cultura brasileira. Para isso, ficou acordado que, em maio deste ano, iremos fazer uma visita à Massachussets, a fim de apresentar nossas propostas de ensino, pesquisa e extensão”, acentua.

O professor do Decom, Carlos Cartaxo, afirma que a visita foi uma oportunidade para a internacionalização da UFPB e dialogar sobre a situação de imigrantes brasileiros nos EUA.

“Tenho o projeto de pesquisa ‘Histórias de vidas de imigrantes brasileiros nos EUA’ e já conheço o senador há dois anos. Ele representa a comunidade brasileira nos EUA e, com isso, é fundamental para estimular as parcerias de internacionalização na UFPB”, destaca.

Ascom/UFPB