Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB celebra convênio para ofertar curso de especialização em Educação Financeira

publicado: 18/05/2021 18h47, última modificação: 20/05/2021 05h46
Iniciativa prevê qualificação de 120 professores da rede pública de educação

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Associação de Educação Financeira do Brasil, a Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba celebraram convênio destinado à realização de ações com foco na disseminação da educação financeira nas escolas públicas. Entre as principais ações do convênio assinado pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, está a oferta de 120 vagas gratuitas para a Turma II do Curso de Especialização em Educação Financeira (CEEF), visando qualificar professores da rede pública de educação para atuarem como multiplicadores.

A parceria ocorre desde 2017. Na primeira edição do curso, finalizada em 2020, foram formados 30 professores da rede estadual de ensino da Paraíba.

Na nova edição serão disponibilizadas vagas gratuitas também para professores da rede pública de escolas dos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, em colaboração com professores dos quadros de programas de pós-graduação stricto sensu bem estabelecidos da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

“Além de expandir a oportunidade para os estados mais próximos, a iniciativa tem o intuito de ajudar as respectivas secretarias de educação dos estados e municípios a melhorar seus indicadores de desempenho, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizando a educação financeira como um ponto de engajamento dos alunos das escolas”, esclareceu o coordenador do curso, Prof. Bruno Frascaroli.

O curso com 360 horas-aula oferecido pelo Departamento de Economia é pioneiro entre as instituições públicas do ensino superior na modalidade ensino a distância e conta com a colaboração de professores de outros departamentos e instituições. O projeto guarda-chuva também integra ações gratuitas de extensionismo junto às escolas que possuem professores capacitados, entre as quais, eventos acadêmicos, oficinas em colaboração com instituições do segmento, e a doação de exemplares de livros da série ‘Educação Financeira nas Escolas’.

“Com o apoio da AEF-Brasil, em 2020, foram doados 1.350 exemplares para mais de 10 escolas localizadas em todo o estado da Paraíba. Tomadas as devidas medidas de proteção, foi possível realizar as gravações da série documental do projeto ‘Pagaste? Paguei!”, disponibilizada nas nossas redes sociais com sete episódios”, explicou o coordenador.

Para melhor inserção desse componente de forma transversal nas escolas, todas as ações do projeto são orientadas por pesquisas e estudos de diagnósticos, avaliação de impacto social, publicação de artigos científicos e a participação em capítulos de livros. A UFPB também participou de um ponto de culminância de ações sobre o tema em âmbito nacional, representado pela Estratégia Nacional de Educação Financeira, por meio da autoria de um capítulo no livro “Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) - Em busca de um Brasil melhor”, organizado pela Profa. Cláudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Reportagem: Ascom/UFPB com informações do Departamento de Economia/UFPB
Foto: Angélica Gouveia