Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB concede o título de Professor Emérito a Edison Roberto Cabral da Silva
conteúdo

Notícias

UFPB concede o título de Professor Emérito a Edison Roberto Cabral da Silva

publicado: 28/05/2022 16h12, última modificação: 28/05/2022 16h12
“Eu criei minhas raízes na UFPB”, disse o docente reconhecido mundialmente por sua excelência acadêmica

O Professor Edison Roberto Cabral da Silva, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é o mais novo Professor Emérito da UFPB. A solenidade de outorga, presidida pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, aconteceu nesta sexta-feira (27), no auditório da Reitoria, em cumprimento à decisão unânime do Conselho Universitário (Consuni). 

O título honorífico de Professor Emérito é uma distinção concedida aos professores somente quando aposentados, por se destacarem em atividades didáticas de pesquisa e/ou ações notáveis de contribuição para o desenvolvimento da Universidade. 

Para o Prof. Edison Roberto Cabral da Silva, é uma grande honra receber o título. “Eu criei minhas raízes na UFPB, passei 35 anos aqui, então, houve a separação em relação a Campina Grande, depois eu voltei, há oito anos atrás, e eu não esperava [receber o título] porque, normalmente, não estive toda a minha vida aqui na UFPB. É uma grande satisfação e eu espero que meus rebentos, meus alunos também estejam satisfeitos, a maioria dos aqui presentes foi meu aluno”, contou o docente. 

A propositura para concessão da honraria teve origem no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). Um dos proponentes, Prof. Euler Cássio de Macêdo, Diretor do Cear, explicou que se trata de uma justa homenagem e que a iniciativa buscou reconhecer todo o trabalho que o Prof. Edison Roberto desempenhou no Cear. 

“Ele é uma pessoa que já veio aposentado da UFCG, mas que tinha um papel fundamental no sentido de agrupar, de conciliar pessoas para ter um objetivo comum. Então, ele é uma figura que conseguiu, com toda capacidade técnica que ele possui - muito seleto no mundo -, ele conseguiu agregar de forma que fez com que o nosso Centro se destacasse cada vez mais em diferentes pontos”, disse Prof. Euler. 

Excelência acadêmica 

Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica de Pernambuco, o Prof. Edison Cabral possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Eletrônica Industrial pela Université Toulouse III Paul Sabatier (UPS), da França. Entre os anos de 1990 e 1991, ele realizou Pós-doutorado na University of Wisconsin - Madison (WISC), nos Estados Unidos. 

Em 1967, ingressou na UFPB como professor, onde iniciou uma exitosa carreira acadêmica, desenvolvendo várias atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Segundo o Prof. Euler Macêdo, responsável pela propositura do título, o Prof. Edison é uma das maiores referências na área de eletrônica de potência no Brasil e no mundo.

Em sua vida acadêmica, o Prof. Edison Cabral já publicou 65 artigos em periódicos nacionais e internacionais, três livros, um capítulo de livro e 256 trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Até o momento, orientou 23 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado. 

É registrado no CREA como Engenheiro Eletricista, sendo membro da Sociedade Brasileira de Automática, da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência e das Sociedades Industry Applications (IAS), Power Electronics (PELS), Industrial Electronics (IES) e Power Engineering (PES) do IEEE. 

Atualmente, o Prof. Edison atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPB, como voluntário, ministrando disciplinas e orientando trabalhos.

***
Reportagem: Aline Lins e Mariani Idalino
Fotos: Aline Lins