Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB concede título de Doutor Honoris Causa a Luiz Fernando Rangel Tura

UFPB concede título de Doutor Honoris Causa a Luiz Fernando Rangel Tura

A outorga ocorrerá nesta sexta (26), a partir das 19h, no auditório da Reitoria
publicado: 25/04/2019 17h33, última modificação: 25/04/2019 17h33
Tura leciona na Universidade de Évora. Créditos: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concederá o título de Doutor Honoris Causa ao professor e médico Luiz Fernando Rangel Tura. A solenidade de outorga ocorrerá nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, no Auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

Tura possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina (1968), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1980) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).

Atualmente é professor-coordenador da Universidade de Évora, em Portugal. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, prevenção, AIDS, avaliação em saúde e práticas sociais.

Reconhecido mundialmente no campo da Teoria das Representações Sociais aplicada à saúde, tem diversas publicações de livros, capítulos de livros e inúmeros artigos científicos, além de vários prêmios recebidos até hoje pela atuação como docente e pesquisador.

Colaborou com diferentes Programas de Pós-graduação em Saúde e Psicologia Social de universidades do Nordeste, especialmente a UFPB. Atuou também nos campos da extensão e do ensino em diferentes cursos de graduação e de pós-graduação no Brasil e no exterior.

Participou da criação do Instituto Paraibano de Envelhecimento, a ser inaugurado nesta sexta (26), e do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da UFPB, na modalidade profissional, o primeiro no país.

A concessão do título foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, em 22 de abril, conforme a Resolução Nº 06/2019

Pedro Paz | Ascom/PB