Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB concede título de Doutor Honoris Causa ao monge beneditino Marcelo Barros
conteúdo

Notícias

UFPB concede título de Doutor Honoris Causa ao monge beneditino Marcelo Barros

publicado: 09/11/2021 12h24, última modificação: 09/11/2021 12h37
Cerimônia de outorga ocorrerá nesta sexta-feira, às 19h, no prédio da Reitoria

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao monge beneditino, escritor e teólogo Marcelo Barros. A solenidade de outorga acontecerá nesta sexta-feira (12), às 19h, no Auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria, em João Pessoa. 

A concessão da honraria máxima da instituição foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), em 9 de novembro de 2020. A propositura do título é uma iniciativa dos professores Lusival Antonio Barcellos, chefe do Departamento de Ciências das Religiões, e Carlos André Macedo Cavalcanti, coordenador das Graduações do Bacharelado e da Licenciatura em Ciências das Religiões. 

Ordenado padre em 1969, Marcelo Barros é especialista em Bíblia e autor de mais de 60 livros. Atualmente, Barros é um dos principais nomes da Teologia da Libertação, corrente que interpreta o evangelho como um chamado à superação de injustiças econômicas, políticas e sociais. 

No documento da concessão do título, é reconhecido o trabalho comunitário desenvolvido pelo monge na defesa dos lavradores e lavradoras sem-terra e no direito dos povos originários, especificamente, o povo Tabajara e o povo Potiguara, no litoral da Paraíba. 

O monge benedito Marcelo Barros expressou admiração pelo trabalho da UFPB nas diversas áreas do conhecimento. Ele também falou das expectativas positivas para a cerimônia de outorga. 

“Tenho muito apreço e carinho pelo trabalho lindo e profundo produzido pela UFPB. Pessoalmente, nunca fui uma pessoa de títulos e honrarias. Minha experiência é a da inserção nos movimentos populares e acolhi a notícia desse título como um reconhecimento da UFPB a esse trabalho. A cerimônia será um momento forte de encontro entre a Universidade e as comunidades e movimentos populares”, destacou Marcelo. 

A cerimônia também vai ser transmitida de modo online no YouTube e pode ser acompanhada por meio deste link.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação