Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB concede título de Professor Emérito a Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins

Outorga ocorreu nesta quarta-feira (11), no campus-sede, em João Pessoa
publicado: 11/03/2020 18h40, última modificação: 12/03/2020 13h48
Exibir carrossel de imagens Docente se dedicou à Medicina e à História. Cerimônia foi prestigiada por dirigentes e servidores da UFPB, além de amigos e familiares. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concedeu o título de Professor Emérito ao docente Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento institucional e científico da UFPB.

A outorga ocorreu nesta quarta-feira (11), no prédio da Reitoria da UFPB, no campus-sede, em João Pessoa, 17 anos após a aprovação unânime do Título Honorífico pelo Conselho Universitário (Consuni), conforme a Resolução 09/2003.

A indicação para receber o título ocorreu em 2003, quando anunciou sua aposentadoria. O adiamento da outorga foi motivado por uma série de circunstâncias alheias à vontade do homenageado. “Eu não tenho muito compromisso com o tempo, mas sim com a realização”, assegurou.

A reitora Margareth Diniz disse, durante saudação na solenidade, que, para ela, é uma honra proceder à entrega do título, pois se trata de uma distinção concedida aos professores somente quando aposentados, por se destacarem em atividades didáticas de pesquisa ou que, de modo notável, tiverem contribuído para o progresso da universidade.

“É também uma festa porque celebramos com alegria cívica o reconhecimento da dedicação e relevância de suas contribuições à universidade, destacando-se a sua produção acadêmica e desempenho em favor da ciência, das letras, da arte, da cultura em geral”, afirmou.

A reitora ressaltou, ainda, que a acolhida da UFPB ao professor para homenageá-lo registra, mais uma vez, o desempenho que ele teve ao longo de sua carreira.

“Leve e guarde, doutor Guilherme, dentro do peito, para a sua vida, que é um bem maior que um título honorífico, mais um entre tantos que o senhor já foi agraciado, a gratidão daqueles que, com boa vontade, ciência, tecnologia e arte, fazem a UFPB brilhar”, declarou.

A cerimônia foi prestigiada por professores, pró-reitores, diretores da UFPB, servidores técnico-administrativos, familiares e amigos do homenageado. Entre os convidados, estiveram presentes o presidente do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, Teldson Douetts, o jornalista e escritor Evandro da Nóbrega, além de outros historiadores e acadêmicos.

O professor Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins é natural de João Pessoa. Pelo fato de ser uma autoridade reconhecida nacional e internacionalmente na área da Medicina, denomina-se um ‘alienígena’ na área de História, a qual, no entanto, estuda há 50 anos. “Eu sou um estudioso, pesquisador da nossa história colonial, regional, nordestina e, particularmente, a paraibana. Eu me casei com a Medicina, mas a História foi a minha amante”, disse.

Ascom/UFPB