Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB conclui reformas das Clínicas-Escolas de Odontologia e realiza solenidade nesta quarta-feira (22)

publicado: 21/06/2022 17h37, última modificação: 21/06/2022 18h19
Durante o período de pandemia, as clínicas passaram por reforma para melhoria dos espaços

Foto: Angélica Gouveia

Nesta quarta-feira, dia 22, às 16h, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a solenidade de reabertura das Clínicas-Escolas de Odontologia dos Departamentos de Odontologia Restauradora (DOR) e de Clínica e Odontologia Social (DCOS), situadas no Centro de Ciências da Saúde, no Campus I, em João Pessoa.

As duas clínicas que serão reabertas na solenidade possuem 20 consultórios e passaram por uma reforma que, conforme a Superintendência de Infraestrutura da UFPB, incluiu os serviços de instalação de divisórias de gesso, pintura, instalação de piso em granilite, instalação de bancadas, portas, louças e torneiras, além de instalações elétricas, hidrossanitárias e de ar comprimido.

Outras duas clínicas de odontologia ainda estão em fase de reforma. Até o momento foi realizado um investimento de mais de R$ 270 mil na melhoria dos espaços para o atendimento à população e aprendizado dos alunos da Universidade.

Para a Chefe do Departamento de Odontologia Restauradora, Profa. Andrea Gadelha, a reforma proporcionou, principalmente, melhores condições de biossegurança para os pacientes, estudantes, professores e demais servidores que atuam nas clínicas. “Hoje, os consultórios são separados com divisórias, foi uma série de mudanças que aconteceram nessa alteração estrutural”, explicou a docente.

Nas clínicas são oferecidos serviços nas áreas de dentística, endodontia, prótese, cirurgia, odontopediatria, dentística restaurativa, dentre outros. Para acessar os serviços, a população interessada deve realizar o cadastro pelo aplicativo Triagem Odonto/UFPB e aguardar o chamado do serviço de triagem. O paciente passa por um exame de triagem realizado por dentistas, que avaliam as necessidades de tratamento e encaminham o paciente para uma das clínicas.

Durante o período letivo 2021.2, a Clínica-Escola de Odontologia realizou atendimentos a partir do mês de março. Com a reinauguração oficial, a expectativa é de ampliação do atendimento, conforme explica a Profa. Andrea Gadelha.

“Com essa reforma, e reabertura, a gente espera ampliar o atendimento com relação ao que a gente pôde oferecer neste semestre, pois começamos os trabalhos de forma híbrida. Esperamos que, a partir de 15 de agosto, quando retomamos o semestre letivo 2022.1, a gente já tenha até uma capacidade maior de atendimento, pois será um semestre diferenciado em relação ao anterior. E os pacientes já podem continuar procurando o serviço de triagem”, concluiu a professora.

A solenidade de reabertura das Clínicas-Escolas de Odontologia dos Departamentos de Odontologia contará com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Valdiney Gouveia.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins