Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB conhece trabalho socioambiental do Instituto Soka da Amazônia

UFPB conhece trabalho socioambiental do Instituto Soka da Amazônia

Parceria com a Universidade Soka deverá ser firmada em breve
publicado: 28/06/2019 20h05, última modificação: 28/06/2019 21h54
Ações sustentáveis têm o apoio de Panasonic e Honda. Crédito: Divulgação

Comitiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formada pela reitora Margareth Diniz e por integrantes da Agência UFPB de Cooperação Internacional conheceu o trabalho socioambiental desenvolvido pelo Instituto Soka da Amazônia, em parceria com as multinacionais Panasonic e Honda e órgãos locais. A visita ocorreu nesta quinta-feira (27), na cidade de Manaus.

Seis reitores de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) nordestinas também participaram do encontro, entre eles Ângelo Antoniolli, atual presidente da Rede Nordeste (RENE), representação das universidades federais da região na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na ocasião, também ocorreu reunião de trabalho para organizar a I Conferência Internacional das Universidades Federais do Nordeste. O evento será realizado em 24 de agosto, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.

“Além disso, discutimos as tratativas para viabilizar cooperação com a Universidade Soka, em Tóquio, no Japão. O acordo terá o objetivo de promover e de dar visibilidade a ações acadêmicas e científicas no âmbito das tecnologias sociais”, conta Amanda Sousa Galvíncio, da Diretoria de Divulgação e Ações Acadêmicas e Científicas da Agência UFPB de Cooperação Internacional.

As iniciativas serão executadas pelas universidades e alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece metas para melhorar a qualidade de vida da humanidade.

Atualmente, a Universidade Soka foi avaliada pelo ranking de impacto do Time Higher Education (THE), que classifica o grau de contribuição social de cada universidade em relação aos ODS em todo mundo, ficando em 4° lugar no Japão e entre 101° e 200° na posição mundial.

Além disso, também assumiu o compromisso de se tornar, em 2023, um Centro Global para Educação Humanística, na esfera do "Top Global  University Project".

Ascom/UFPB