Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB coordena criação de plataforma online para universidades

UFPB coordena criação de plataforma online para universidades

publicado: 26/08/2021 17h57, última modificação: 26/08/2021 18h54
Objetivo da ferramenta EcoGrad é contribuir para a melhoria da gestão das graduações

Foto: Angélica Gouveia

Com o intuito de auxiliar universidades brasileiras na gestão dos cursos de graduação, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram uma plataforma online que apresenta um panorama da educação superior no país. Lançado na última semana, o projeto Ecossistema de gestão das graduações nas Ifes (EcoGrad) está em fase de testes, com um piloto que inclui outras 14 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A plataforma deve ser disponibilizada no mês de novembro, para todas as instituições de educação superior.

Coordenado pelo professor Jorge Lima Dias, chefe do Laboratório de Gestão e Inteligência de Dados (LAGID), do Departamento de Administração da UFPB, o projeto EcoGrad integra, pela primeira vez, em uma plataforma única, dados do Censo da Educação Superior mo Brasil e informações institucionais de universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas.

“A ferramenta é inovadora também porque apresenta dados qualitativos, a exemplo de boas práticas de gestão acadêmica dessas universidades”, destacou o coordenador Jorge Lima Dias. Por meio de login e senha na plataforma online, cada instituição poderá acessar painéis analíticos dos cursos e da educação superior como um todo – com dados sobre evasão e empregabilidade dos egressos, por exemplo – além dessas boas práticas citadas, o que contribui para uma melhor definição de estratégias de gestão.

O percentual de evasão na educação superior no Brasil, segundo o último censo (2019), era de aproximadamente 23%. A busca de respostas para compreender essa realidade foi um dos principais motes para a criação da plataforma. Segundo o professor Jorge Lima Dias, o EcoGrad também definiu uma nova metodologia para calcular essa taxa, com a proposta de um índice de evasão que leva em conta diversas dimensões, a exemplo do curso, turno e da modalidade de ensino (presencial ou a distância).

“O projeto contribui para uma gestão orientada a evidências nas instituições de ensino superior, por meio da integração de diversos dados, como evasão, indicadores de qualidade dos cursos, mercado de trabalho, entre outros. O objetivo maior é contribuir com a inteligência institucional das universidades, permitindo o planejamento de ações, estratégias e políticas de forma mais assertiva”, explicou Dias.

Com a colaboração de professores e alunos das universidades federais Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Juiz de Fora (UFJF), o projeto foi desenvolvido por docentes e estudantes dos departamentos de Educação, Administração, Economia e Computação. O piloto do projeto, financiado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), está sendo realizado em Ifes de todas as regiões do país.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins