Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB cria novo laboratório para atender demanda de álcool 70%

UFPB cria novo laboratório para atender demanda de álcool 70%

publicado: 22/09/2021 20h23, última modificação: 06/10/2021 17h15
O novo ambiente está produzindo, atualmente, cerca de 200 litros por turno

Foto: Divulgação/UFPB no Combate a Covid-19

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou mais um laboratório para produção e distribuição de álcool etílico (etanol) 70%. O espaço denominado “Laboratório de Etanol Higienizante (LEH)” está funcionando no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), no Campus I, em João Pessoa (PB).

Nas dependências do laboratório funciona o projeto de extensão “UFPB no Combate à Covid-19”, coordenado pela professora Erika Adriana, do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira. Ela destacou que o objetivo é atender a demanda de álcool 70%, destinado para as guaritas, órgãos suplementares e prédio da Reitoria.

“Considerando a demanda de docentes, técnicos, discentes e a população que tem acesso aos Campi da UFPB, a capacidade de produção é insuficiente para quando todos voltarem. Portanto, o projeto, que é associado à Comissão de Biossegurança da UFPB, visa ajudar no retorno seguro das atividades presenciais”, explicou a professora.

Atualmente, a extensão produz cerca de 200 litros por turno. A entrega é feita de forma agendada, em embalagens de 500ml, 1l e 5l, com o limite de segurança de 50 litros. Os interessados em fazer doações, devem entrar em contato pelo número (83) 98807-2497 ou pelo perfil do projeto no Instagram.

A produção acontece por meio de doações da Usina Monte Alegre em Mamanguape e de etanol adquirido pela UFPB, mediante licitação. A matéria-prima usada é o etanol hidratado neutro 96%, além de insumos como o peróxido de hidrogênio e glicerol.

Em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), o grupo também realiza a entrega de álcool 70% em comunidades carentes do Bairro dos Novais. O produto é levado em cestas básicas, por intermédio do projeto social da aluna de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Rachel Reis.

Em setembro deste ano (2021), o grupo produziu a cartilha “Por que Álcool 70% e não 96%?” que mostra a diferença dos teores alcoólicos do etanol e orientações de uso correto do álcool 70%.

Segundo Inocêncio Wanderley, aluno de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira que participa da extensão, o projeto da UFPB oferece o contato com diferentes tipos de comunidades e estimula o desenvolvimento do estudante no decorrer do curso.

“Este projeto significa minha participação ativa na sociedade em que vivo. Por isso, este trabalho é sinônimo de impacto social, tanto na vida de quem recebe os benefícios do projeto quanto no cotidiano dos docentes e alunos que o integram”, afirmou.

A extensão teve início em 2020, por meio de uma parceria entre os Departamentos de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia Sucroalcooleira e Ambev, que doava o álcool para ser diluído. “Inicialmente, o projeto atendia albergues públicos, mas devido à pandemia ocorreu o fechamento dos albergues e o projeto foi direcionado para atender comunidades e setores públicos”, relatou a professora Erika Adriana.

Com a entrega de álcool 70%, a UFPB está contribuindo para a efetivação das 17 metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Também participam do projeto o chefe de gabinete da Reitoria Pablo Nogueira, a professora Carol Albuquerque (Departamento de Tecnologia de Alimentos), a técnica de laboratório Angela Lima, a servidora técnica Claudia Gouveia e os alunos Mateus Cavalcante, Rachel Reis, Thiago Olinto, Willami Costa e Yuri Freitas.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins