Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB cria projeto para mapear e apoiar empresas juniores

UFPB cria projeto para mapear e apoiar empresas juniores

publicado: 21/06/2021 18h03, última modificação: 21/06/2021 18h03
Formulário já está disponível; iniciativa vai identificar, quantificar e interagir com as empresas juniores da Instituição

Foto: Angélica Gouveia

Com a finalidade de acompanhar as ações que são desenvolvidas pelas Empresas Juniores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-reitoria de Extensão (Proex) criou o projeto de extensão “Empresas Juniores, Empreendedorismo e Extensão Tecnológica: ações entre a Universidade e a Sociedade via extensão”.

A iniciativa, coordenada pela Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moreira, busca fazer um mapeamento que visa, inicialmente, identificar, quantificar e interagir com essas empresas. Para participar, é necessário fazer parte de uma Empresa Júnior na UFPB (preferencialmente o atual representante) e preencher o formulário eletrônico no Google Forms.

“Queremos acompanhar, apoiar, divulgar, incentivar e promover as ações das empresas juniores, iniciativas empreendedoras e de extensão tecnológica no âmbito da UFPB”, destacou a Profa. Berla Moreira.

O público-alvo são técnicos administrativos, discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação. Após a coleta de informações, a extensão entrará em contato e convidará para o I Encontro das Empresas Juniores da UFPB, que será organizado pela Proex, em data a ser definida.

A iniciativa tem como propostas: a difusão de uma cultura empreendedora na formação do discente; uma maior aproximação com os macros e micros empreendimentos, bem como com grupos, populações, comunidades tradicionais e suas cadeias produtivas, compreendendo suas demandas econômicas e sociais; e a difusão de soluções tecnológicas que contribuam para a melhoria das condições econômicas, sociais, culturais ou ambientais local, regional, nacional e/ou internacional.

No momento, a extensão conta com a parceria da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB), Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) e o Observatório de Dados da Extensão (ODE-UFPB).

Também fazem parte do projeto os servidores da Proex Pedro Henrique Monteiro e Wyktor Lucas Meira; os professores José Maurício Ramos, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Sandro Marden Torres, do Departamento de Engenharia Mecânica; e a diretora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), Profa. Kelly Cristiane Gomes.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins