Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB cria sala de reunião virtual para conselhos deliberativos

UFPB cria sala de reunião virtual para conselhos deliberativos

Serviço permite que comunidade universitária acompanhe debates por videoconferência
publicado: 15/05/2020 15h03, última modificação: 15/05/2020 15h06
Datas das reuniões estão disponíveis no site da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior. Na próxima segunda (18), ocorrerá a terceira do Consepe sobre calendário suplementar para cursos presenciais de graduação. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), criou sala de reunião virtual para garantir o caráter público das plenárias. Devido à pandemia do novo coronavírus, os encontros passaram a ser remotos.

Desse modo, o serviço permitirá que a comunidade universitária acompanhe os debates do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da instituição por videoconferência.

As datas dos encontros estão disponíveis na página da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB, coordenada pela professora Bagnólia Araújo Costa. Após duas reuniões nestas segunda (11) e quinta-feira (14), na próxima segunda (18), das 9 às 17h, ocorrerá a terceira do Consepe sobre calendário suplementar para cursos presenciais de graduação.

Os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição, foram suspensos em reunião extraordinária do conselho em 20 de abril.  Se o calendário suplementar for autorizado, professores poderão ofertar componentes curriculares, atividades de ensino e aprendizagem e cursos livres de modo remoto para os estudantes. Estas atividades remotas não configurarão início do período de 2020.1. O semestre letivo só deve começar após o isolamento social.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB realizou consulta aos estudantes sobre atividades remotas. Dos 14.104 que participaram, que representam 49,3% dos estudantes com matrícula ativa, 83% têm acesso a computador ou notebook e 90% à internet de banda larga.

Segundo o levantamento, 76% disseram que participariam das atividades e 70% declararam ter condições adequadas para aprendizagem remota. A pesquisa foi disponibilizada para 28.578 estudantes com matrícula ativa na UFPB. Conforme a PRG, considerando a média de matriculados nos últimos quatro meses, o percentual de estudantes que responderam à consulta sobe de 49,3% para 58,9%. Calouros e estudantes mais antigos foram os que mais participaram da sondagem.

Reportagem: Aline Lins e Pedro Paz | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB