Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB cria software de baixo custo para extração de dados de nota fiscal eletrônica
conteúdo

Notícias

UFPB cria software de baixo custo para extração de dados de nota fiscal eletrônica

publicado: 03/05/2021 18h38, última modificação: 03/05/2021 18h42
Sistema pode ser adotado por empresas, órgãos do setor financeiro ou de Ciência de Dados

Foto: Angélica Gouveia

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram o software “ExtratorDadosNFe”, um sistema criado para desktop que pode ser usado na extração de dados de uma nota fiscal eletrônica (NF-e). O invento foi desenvolvido pelo mestrando Daniel Fagner Pedroza, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), com orientação da Profa. Thaís Gaudencio e o Prof. Raoni Kulesza.

De acordo com Daniel, o software funciona nos três sistemas operacionais: Windows, MacOS e Linux. Por meio dele, o usuário vai poder extrair os dados de forma automática e organizada em uma tabela compatível com todos os programas de planilhas existentes, visto que o formato da tabela com os dados extraídos se encontra em extensão “.csv”. Um arquivo CSV (Valores Separados por Vírgula) é um tipo especial de arquivo que pode ser criado ou editado no programa Excel.

“Esperamos que com esse sistema, profissionais e pesquisadores tenham, de forma rápida, os dados extraídos e organizados de qualquer nota fiscal eletrônica, oferecendo a eles suporte para realizar os mais diferentes trabalhos”, destacou o pesquisador.

O sistema pode ser adotado por empresas, órgãos do setor financeiro ou de Ciência de Dados. Além disso, possui baixo custo de desenvolvimento. “A inovação vai garantir uma gama poderosa de dados para manipular das mais variadas formas, proporcionando poder de informação para a instituição que o utilizará”.

O software da UFPB já obteve certificado de registro da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) e está na versão 1.0. “Ele está funcionando perfeitamente. Porém, com certeza irá ter algumas melhorias posteriormente”, informou o pesquisador. 

O interessado em obter a tecnologia pode entrar em contrato pelo número (83) 3216-7558 ou pelo e-mail inova@reitoria.ufpb.br.

* * *
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia