Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dá as boas-vindas a cinco novos professores substitutos

UFPB dá as boas-vindas a cinco novos professores substitutos

publicado: 02/08/2021 15h00, última modificação: 03/08/2021 09h40
Os docentes atuarão na instituição pelo período de até dois anos

Cinco novos professores substitutos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionados em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (2), na Reitoria. Os docentes atuarão nos cursos de Cinema, Direito, Engenharia de Produção e Medicina, no campus I, em João Pessoa, pelo período de até dois anos.

"Esse acolhimento é um estímulo para que vocês incorporem a ideia do que é fazer parte da UFPB. Hoje como professores substitutos, mas com possibilidade de pleitearem um concurso para vaga de efetivo”, destacou o Reitor Valdiney Gouveia durante as boas-vindas aos ingressantes, cerimônia que também contou com a presença da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep) Rita de Cassia de Faria Pereira e de sua equipe.

Um dos docentes admitidos é Ernesto Loewenbach Neto, que atuará no Departamento de Promoção da Saúde, no Centro de Ciências Médicas (CCM). Médico formado pela UFPB em 2016, Ernesto terá sua primeira vivência como professor. “Estou ansioso para viver essa experiência, que vai ser importante para definir se vou seguir na carreira acadêmica”, contou.

Graduado em Cinema e mestre em Artes Visuais pela UFPB, Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega também vai estrear na carreira de professor, no Departamento de Comunicação do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Emocionado por retornar à instituição, dessa vez como docente, ele revelou se sentir grato com a oportunidade de compartilhar, com novas gerações, os conhecimentos adquiridos na universidade.

Os outros três docentes que assinaram contrato com a universidade são Daniel Adolpho Daltin Assis e Sérgio Pessoa Ferro, que serão lotados no Departamento de Ciências Jurídicas, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em Santa Rita, e Gabriel Freitas Gonçalves, que será lotado no Departamento de Engenharia de Produção, do Centro de Tecnologia (CT).

Também está em andamento um processo seletivo simplificado para contratação de mais 22 novos professores substitutos para a UFPB. As vagas estão distribuídas pelos campi de João Pessoa, Areia e o de Rio Tinto e Mamanguape.

Novo concurso para docentes efetivos

A UFPB deu início aos preparativos para abertura de um concurso público para professor do magistério superior. De acordo com a diretora de Seleção e Provisão da Progep, Lara Nóbrega, o número de vagas que serão oferecidas ainda não foi definido. O levantamento das demandas dos departamentos, para consolidar a quantidade de vagas, ocorrerá até o final deste mês. A previsão é que o edital seja publicado no próximo dia 8 de outubro. Já a aplicação das provas deve ocorrer a partir de fevereiro de 2022.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins