Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dá início ao 10º Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão

UFPB dá início ao 10º Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 17/10/2022 17h45, última modificação: 17/10/2022 17h45
Com programação dividida por campus, evento terá apresentação de 4 mil projetos de estudantes

Foto: Aline Lins

Teve início, na manhã desta segunda-feira (17), a 10ª edição do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), evento que reúne o Encontro de Iniciação Científica (Enic), o Encontro de Extensão (Enex) e o Encontro de Iniciação à Docência (Enid). A abertura do evento, que tem como tema o Bicentenário da Independência - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, ocorreu de forma remota, com transmissão pelo YouTube da TV UFPB.

Ao abrir o Encontro, a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, destacou a relevância da ocasião para a Universidade, por se tratar de um evento que abrange as áreas que compõem a base de sustentação de uma universidade pública – o ensino, a pesquisa e a extensão. “A pesquisa é muito importante para o desenvolvimento dos municípios, do Estado e do país”, acrescentou Liana.

Representando a Pró-reitoria de Graduação (PRG) na solenidade desta segunda-feira, a coordenadora geral de estágio da Pró-reitoria de Graduação (PRG), Marçonilia Arnoud, enfatizou que o evento representa um momento de protagonismo estudantil e que mobiliza toda a comunidade acadêmica, com atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. No Enid, promovido pela PRG, serão apresentados trabalhos dos programas Protut, Prolicen, Pet e Monitoria.

Também presente à abertura, a Pró-reitora de Extensão (Proex), Profa. Berla Moraes, afirmou que o Encontro se configura como uma oportunidade de se conhecer o que a Universidade produz, de compartilhamento do saber e de troca de experiências. Na 23ª edição do Enex, promovido pela Proex, serão apresentados aproximadamente 920 resumos de trabalhos desenvolvidos pela UFPB junto a comunidades de 99 municípios paraibanos.

Berla lembrou que o evento unificado é ainda um marco para a UFPB porque abriga a 30ª edição do Encontro de Iniciação Científica – realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) –, no qual serão apresentados cerca de 1,2 mil trabalhos de pesquisas de alunos.

No campus I, em João Pessoa, a 10ª edição do Encontro Unificado ocorre de 17 a 21 de outubro. Para o campus IV (Mamanguape e Rio Tinto), a realização será nos dias 7 e 8 de novembro, em Mamanguape. Já para os campi II (Areia) e III (Bananeiras), o encontro será realizado em Bananeiras, de 9 a 11 de novembro.

Além da apresentação dos discentes envolvidos nos projetos, a programação incluirá palestras e minicursos. Nas páginas das pró-reitorias, estão disponíveis as programações das atividades do Enex, do Enid e do Enic, que ocorrerão de forma presencial em cada campus.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins