Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dá prosseguimento à licitação para obra da subestação elétrica no campus I, em João Pessoa

publicado: 23/11/2022 19h38, última modificação: 23/11/2022 19h38
Economia com energia na instituição pode chegar a R$ 500 mil por mês

Foto ilustrativa: evening_tao/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu prosseguimento, neste mês, ao processo licitatório para a construção de uma subestação elétrica 69 kV (quilovolts) no campus I, em João Pessoa. Com um prazo de execução de 12 meses, a previsão é de que a obra seja finalizada até o início do ano de 2024.

A obra tem sido apontada como uma prioridade pela gestão do Reitor Valdiney Gouveia, que discutiu a proposta da subestação com o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, em Brasília, no primeiro semestre de 2021.

Segundo o Reitor, a obra vai proporcionar à UFPB uma economia que pode chegar a R$ 500 mil mensais. Atualmente, a universidade gasta, em período regular, aproximadamente R$ 1,3 milhão por mês com energia elétrica.

O Aviso de licitação foi publicado pela universidade no dia 8 de novembro e a abertura das propostas das empresas de engenharia interessadas ocorrerá no dia 21 de dezembro, no portal do governo federal. O investimento para a instalação da unidade no campus I, em João Pessoa, será da ordem de R$ 20 milhões.

Reportagem: Milena Dantas
Foto ilustrativa: evening_tao/Freepik