Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB define calendário acadêmico 2022.2

UFPB define calendário acadêmico 2022.2

publicado: 16/11/2022 16h20, última modificação: 16/11/2022 16h20
Período letivo terá início em 8 de fevereiro

Foto: Angélica Gouveia

O calendário acadêmico 2022.2 para os cursos presenciais dos quatro campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). O próximo período letivo terá início no dia 8 de fevereiro de 2023, em João Pessoa, Areia, Bananeiras, Mamanguape e Rio Tinto.

Por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em 2023 não haverá turmas de férias nos meses de janeiro e julho, explicou a pró-reitora da PRG Silvana Maciel. A ideia, segundo ela, é tentar encurtar a diferença entre o ano letivo da universidade e o ano civil, que corresponde a um atraso de seis meses atualmente.

As matrículas serão efetuadas de forma on-line – via Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) –, de 16 de janeiro a 1º de fevereiro de 2023, com datas específicas para alunos ingressantes e para veteranos. O requerimento para trancamento parcial e ou total de componentes curriculares na Coordenação de Curso deverá ser apresentado pelo aluno, via SIGAA, no período de 10 a 14 de abril de 2023.

O período letivo 2022.2 se estende até o mês de junho, com previsão de encerramento das atividades no dia 16 e realização de exames finais no período de 19 a 22 de junho.  A Colação de Grau Coletiva do semestre letivo 2022.2 está programada para o período de 3 a 14 de julho de 2023 e o início do semestre seguinte – 2023.1 – está previsto para o dia 24 de julho, segundo a PRG.

Para docentes e técnicos-administrativos, a Pró-Reitoria divulgou o calendário administrativo 2022.2, com os prazos para atividades como aproveitamento/dispensa de componentes curriculares e procedimentos de matrícula nos cursos presenciais.

Cursos EAD – Na mesma data de 8 de fevereiro de 2023 terá início o semestre letivo 2023.1 dos cursos de Educação à Distância (EAD) da universidade. O calendário acadêmico e o calendário administrativo 2023.1 para estes cursos também foi publicado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFPB.

Reportagem: Milena Dantas
Foto: Angélica Gouveia