Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB desenvolve mais de 400 parcerias com instituições de dez países

UFPB desenvolve mais de 400 parcerias com instituições de dez países

Quase dois milhões de dólares serão investidos em 11 projetos até 2023
publicado: 15/07/2020 16h47, última modificação: 15/07/2020 16h47
Internacionalização da UFPB, por meio do Programa (Capes-Print), alavanca pesquisas nas áreas de saúde, tecnologia, cultura e agricultura nordestinas. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes- PrInt), realizou mais de 400 cooperações internacionais para o desenvolvimento de pesquisas e parcerias com instituições de países como Itália, França, Portugal, Espanha, Estados Unidos, México, Reino Unido, Canadá, Austrália e África do Sul.

As ações foram realizadas de 1º de novembro de 2018 e 30 de outubro de 2019. Envolveram atividades como: 24 professores em missões de curto prazo, 22 docentes em programas de pós-doutorado, 21 bolsas de doutorado sanduíche e 200 participações (professores e estudantes) em seminários e palestras em instituições internacionais.

Além disso, o programa deu subsídios para a realização de 57 cursos em organizações internacionais e eventos científicos, 30 acordos de cooperação, 66 professores visitantes e 12 estudantes de doutorado em regime de cotutela (dupla diplomação).

De acordo com a coordenadora de avaliação dos cursos de pós-graduação da UFPB, professora Márcia Fonseca, as atividades foram desenvolvidas em áreas como Agricultura, Biologia, Medicina, Genética, Física, Astronomia, Engenharia, Ciências Sociais, Ciência Ambiental, Matemática e Ciência da Computação.

“São pesquisas, por exemplo, sobre saúde, tecnologia, cultura e agricultura nordestinas realizadas com pesquisadores de diversos lugares do mundo. Isso beneficia os 39.000 estudantes, 2.800 professores e 3.350 servidores técnicos dos 16 centros, 114 departamentos,113 cursos de pós-graduação e 128 cursos de graduação”, destaca a professora.

O programa da Capes envolve dezenas de universidades do Brasil e do mundo. Por meio dele, há financiamento para bolsas de doutorado sanduíche, pesquisadores e professores visitantes e missões de curto prazo. Também há recursos de manutenção de pessoal e para aperfeiçoamento das pesquisas.

Na UFPB, foram destinados quase dois milhões de dólares para serem investidos em 11 projetos no período de cinco anos, de 2019 a 2023. Financiamento para intervenções em tecnologias, produtos e processos de saúde; ações em favor da diversidade educacional, linguística, políticas culturais e públicas; e atividades relacionadas ao bioma da caatinga, à biodiversidade e sustentabilidade.

“O programa tem ajudado a consolidar e expandir a internacionalização em programas de pós-graduação e grupos de pesquisas com eixos temáticos que congregam 11 projetos interdisciplinares. Esse contexto preferencial se deu em torno da identificação com a interdisciplinaridade. Atualização e flexibilização curricular, adoção de práticas de ensino cosmopolitas e uso de ambientes virtuais de aprendizagem são alguns objetivos”, explica a professora Márcia Fonseca.

O programa de internacionalização na UFPB atua para formar redes de ensino, polos de inovação e excelência no Estado. O projeto busca ações para sedimentar o intercâmbio de currículos e novos modelos educativos, promover a interculturalidade e intensificar o contato institucional com agentes como Estado, mercado e sociedade.

O Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) tem o intuito de conceder incentivos para incrementar a produção acadêmica e científica do programas de pós-graduação das 36 universidades contempladas. Os projetos selecionados tiveram início em novembro de 2018, com duração de quatro anos. Serão investidos anualmente R$ 300 milhões no programa, pela Capes. Mais informações sobre os editais da UFPB no Capes-Print estão disponíveis na página do programa.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB