Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB desenvolverá plataforma com impactos sociais da Covid-19 na Paraíba
conteúdo

Notícias

UFPB desenvolverá plataforma com impactos sociais da Covid-19 na Paraíba

Indicadores poderão contribuir para diretrizes e gestão das políticas públicas no Estado
publicado: 30/06/2020 20h09, última modificação: 30/06/2020 20h09
Rede acadêmica disponibilizará, no ambiente on-line, análise das desigualdades territoriais quanto à prevenção, propagação, adoecimento e consequências econômicas e sociais. Crédito: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Rede acadêmica disponibilizará, no ambiente on-line, análise das desigualdades territoriais quanto à prevenção, propagação, adoecimento e consequências econômicas e sociais. Crédito: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolverá plataforma baseada em indicadores territoriais de proteção social e de saúde para avaliar os impactos sociais nos municípios paraibanos durante e após a pandemia do novo coronavírus e contribuir com diretrizes e gestão das políticas públicas no Estado. 

Segundo a coordenadora do projeto e da pós-graduação em Serviço Social, professora Marinalva Conserva, a ação se dará através de uma rede acadêmica e colaborativa, que atua há mais de dez anos, entre pesquisadores e instituições da Paraíba, de São Paulo e do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Nepps) da UFPB. 

“Esta rede local, regional e nacional apresenta como principal interlocutor o Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais (Liss) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São Paulo. Atuaremos no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e pós-crise, analisando as desigualdades territoriais quanto à prevenção, propagação, adoecimento e consequências econômicas e sociais”, explica a professora da UFPB. 

Marinalva Conserva afirma que o grupo analisará especialmente a situação dos beneficiários de programas de transferência de renda do Cadastro Único de Assistência Social, famílias chefiadas por mulheres, monoparentais, numerosas, de pessoas com deficiência, adoecidas, idosas, com doenças pré-existentes e empobrecidas do estado da Paraíba. 

“A perspectiva é reduzir os impactos na morbimortalidade, incidência de doenças e/ou mortes na população da Paraíba. Contaremos com profissionais de diversas áreas para estabelecer estratégias na prevenção e controle do novo coronavírus, assim como nas ações de respostas à potencial crise econômica e social provocada pela Covid-19”, conta a professora. 

A estratégia é oferecer “informações precisas e rápidas para a tomada de decisão por parte da gestão pública e sanitária nas esferas estadual e municipal”. Isso será possível, ressalta Marinalva, por meio de recursos (equipamentos, humanos) e de mapas, infográficos, dashboards dinâmicos que mostrem os territórios e os grupos prioritários. 

“Evidenciaremos infraestruturas prioritárias para mitigar os impactos causados pelo coronavírus no território paraibano, apontando as regiões estratégicas do estado da Paraíba. Espera-se desenvolver estudos, notas técnicas e diagnósticos que venham contribuir com o avanço da proteção social no estado da Paraíba, a partir da Plataforma Covid-19/PB”, finaliza a professora. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB