Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB discute com comissões de biossegurança medidas para início do período 2022.1

publicado: 25/07/2022 17h27, última modificação: 25/07/2022 17h28
Reunião busca alinhar procedimentos e a promoção de melhorias estruturais

Foto: Aline Lins

A Comissão de Biossegurança Institucional (CBI) da Universidade Federal da Paraíba, as comissões internas de Biossegurança, a Reitoria e a Procuradoria Jurídica que atua junto à Universidade se reuniram, nesta segunda-feira (25), para discutir medidas a serem adotadas visando o início do período letivo 2022.1, previsto para 15 de agosto. A reunião foi conduzida pelo Reitor Valdiney Gouveia, para ouvir as demandas das comissões internas.

O encontro foi solicitado pelas comissões no intuito de promover ajustes estruturais e nos procedimentos, com o objetivo de auxiliar o retorno das aulas.

Diante das normas vigentes, a CBI reiterou, na reunião, a recomendação emitida por meio do Ofício Nº 6/2022 - CBI-UFPB à comunidade universitária no sentido de completar o ciclo vacinal contra o novo Coronavírus, realizar a higienização de mãos e fazer uso de máscara de proteção em ambientes fechados e ambientes abertos de grande circulação de pessoas.

O Reitor Valdiney Gouveia esclareceu que, em função da ausência de base legal, não é possível se exigir o uso de máscara e a apresentação do cartão de vacina na atual conjuntura, podendo, no entanto, ser feita a recomendação e realizadas ações para esclarecimento à comunidade universitária. Além disso, desde 22 de maio de 2022, com o fim da emergência em saúde pública de importância nacional pela Covid-19, não é mais possível criar direitos e obrigações em razão da pandemia, pois não há instrumento que dê suporte jurídico, explicou o procurador Carlos Mangueira.

De acordo com o Presidente da CBI, Luiz Felipe de Carvalho França, a demanda das comissões se deu por questões estruturais existentes há muito tempo, como reestruturações de salas e laboratórios, questões que levam tempo para serem resolvidas, mas que a gestão já está buscando resolver.

Na reunião, foram discutidas as medidas que podem ser realizadas para melhorar o fluxo de informações em relação às atividades presenciais, como produção de cartilhas informativas, vídeos, conteúdos com esclarecimentos à comunidade universitária sobre procedimentos específicos para discentes, docentes e técnicos administrativos. Esses procedimentos serão construídos pela CBI com a contribuição das comissões internas dos Centros e o apoio da Reitoria.

Para a Profa. Fabiana Cardoso de Siqueira, vice-diretora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), presidente da comissão de biossegurança do Centro, a reunião promoveu avanços no sentido de ter respostas para dúvidas das comunidades em todos os campi da UFPB, a exemplo dos procedimentos a serem adotados em casos de servidores e estudantes acometidos por Covid-19, bem como a indicação de ações estratégicas de comunicação para transmitir orientações sobre importância do uso de máscara, da vacinação e das medidas para evitar o contágio.

O presidente da comissão de Bananeiras, o técnico administrativo Leonardo Tals Lima de Araújo, apresentou uma demanda para que os protocolos de perícia em casos de servidores acometidos por Covid-19 contemplem os campi do interior, de forma a evitar deslocamento dos servidores para o Campus I. “Sugerimos que seja feito o contrário, quando tiver uma demanda significativa no interior, fosse o perito daqui para fazer essa perícia lá”, explica.

Profa. Edna Pinheiro, do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), analisou que a reunião foi produtiva e esclarecedora, pois foi apresentado um quadro que refletiu realmente a realidade da Universidade e, na sequência, houve proposituras de ações e encaminhamentos para um retorno mais seguro. “Agora cabe a nós um alerta, e continuarmos a sequência dessas propostas, para um retorno como a gente deseja e espera”.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins