Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza 265 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada do CAVN na modalidade à distância

publicado: 18/01/2023 18h55, última modificação: 18/01/2023 18h55
Os cursos são gratuitos, online e com carga horária de 250 horas

Foto: Oriel Farias

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas de processo seletivo para o preenchimento de 200 vagas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade à distância. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, de forma gratuita, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Estão disponíveis 265 vagas para cursos de curta duração nas áreas de Agente de Informações Turísticas, Avicultor, Horticultor Orgânico, Meliponicultor e Português para Estrangeiros, sendo 53 vagas para cada turma.

O Diretor em exercício do CAVN, Prof. Rodrigo Ronelli, destaca que os cursos FICs, além de serem de curta duração, proporcionam a oportunidade de capacitação para várias pessoas, ainda que trabalhem ou residam em localidades distantes de Bananeiras-PB, onde se localiza o CAVN, graças à oferta totalmente online.

“Com um quadro de professores, em sua grande maioria doutores e mestres, nosso corpo docente possui expertise nas áreas dos cursos oferecidos. Com a inserção do CAVN na Internacionalização desde 2021, sentimos a necessidade de ofertar um curso específico para estrangeiros aprenderem a nossa língua materna. Por esta razão o curso de Português para Estrangeiros é específico para as instituições parceiras nossas. Os demais cursos são uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional para a entrada no mercado de trabalho”, disse Ronelli.

O critério de seleção será a ordem de realização da inscrição considerando-se as cotas específicas dos inscritos. Para a inscrição será necessária a inserção de documentos digitalizados como Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e título de eleitor (para maiores de 18 anos), além do preenchimento de um formulário de inscrição.

Os cursos têm carga horária de 250 horas. Podem participar da seleção pessoas com 15 anos de idade ou mais e que tenham concluído o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Com inscrição e aulas online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE/UFPB, podem se inscrever pessoas de qualquer localização.

Em cada turma haverá reserva de 03 vagas para pessoas com deficiência. Do total de vagas, 50% serão reservadas para egressos de escola pública. Dentro deste percentual haverá ainda reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão se atentar à documentação comprobatória exigida pelo edital nº 01/2023 do CAVN. O Resultado Final do Processo Seletivo será publicado em 27 de fevereiro e as matrículas poderão ser realizadas de forma presencial ou por e-mail, no período de 1º a 9 de março.

Interessados podem consultar informações detalhadas sobre cada curso através do Guia Pronatec de Cursos FIC. Os cursos serão realizados entre os meses de março e julho de 2023.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins