Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza a alunos e professores software de simulação e cálculo numérico

Matlab permite ao aluno formação diferenciada e melhor preparação para o mercado
publicado: 12/01/2021 11h17, última modificação: 12/01/2021 15h35
A viabilização do processo para aquisição do software foi uma ação conjunta da gestão que se encerrou e da gestão iniciada pelo professor Valdiney Gouveia, por meio do pró-reitor de Pós-graduação Guilherme Ataíde Dias (PRPG). Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou convênio para disponibilizar aos alunos, professores e laboratórios da instituição a licença original do Matlab, um software de simulação interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico.

A assinatura da licença, chamada Campus Wide Suite (CWS), é fundamental para a realização das atividades acadêmicas e de pesquisa, e também para o ensino remoto, porque permite que o aluno instale e utilize o software em seus computadores pessoais.

“Essa ação nos coloca no mesmo patamar de instituições de excelência como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), IME (Instituto Militar de Engenharia) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), além de aproximar ainda mais nossa formação das demandas das indústrias de todo o mundo”, explica o professor Euler Macedo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR).

O Matlab, da MathWorks®, integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar, em que problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional. O software pode ser usado em simulações de processos de engenharia, matemática, física, sistemas de controle, processamento de sinais e comunicações, processamento de imagens e visão computacional, testes e medições, entre outras áreas.

A licença contempla também acesso a todas as toolboxes, caixas de ferramentas com aplicações específicas. “Também teremos treinamentos, eventos proporcionados pela MathWorks®, empresa que produz o Matlab e acredito que isso vai contribuir bastante para que os nossos alunos saiam com uma formação cada vez melhor na área da simulação”, informa Euler Macedo.

O Matlab permite que o aluno tenha uma formação diferenciada, preparando-o melhor para a sua inserção no mercado. Outra expectativa é a consequente elevação dos índices da graduação e da pós-graduação.

A utilização do Matlab é consolidada não só nos centros de pesquisa do mundo todo como também na maior parte das indústrias de vários segmentos que utilizam simulação”acrescenta o diretor do CEAR.

A viabilização do processo para aquisição do software foi uma ação conjunta da gestão que encerrou e da gestão iniciada pelo professor Valdiney Gouveia, por meio do pró-reitor de Pós-graduação Guilherme Ataíde Dias (PRPG).

Para fazer o download do software, o docente ou discente da UFPB deve acessar UFPB Portal MATLAB.

Reportagem: Aline Lins