Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza espaço para realização de testes de Covid-19 em campanha da Prefeitura de João Pessoa

publicado: 25/01/2022 18h04, última modificação: 25/01/2022 18h19
Ação acontecerá nesta quarta-feira (26), das 8h às 12h, no Centro de Vivência do Campus I

Foto: Angélica Gouveia

Nesta quarta-feira (26), acontecerá, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma ação da campanha “Diagnostica João Pessoa”, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para realização de testes da Covid-19. A ação será realizada, das 8h às 12h, no Centro de Vivência, no Campus I, em João Pessoa, dentro de uma parceria entre UFPB e PMJP.

Nesse sentido, a UFPB disponibilizou o espaço, infraestrutura e suporte logístico para a campanha “Diagnostica João Pessoa”, cujo intuito é a realização de testes em pontos estratégicos da cidade, visando manter o controle dos casos de Covid-19 na Capital.

A estrutura na UFPB será montada ao ar livre, na área aberta do Centro de Vivência. Ao todo, segundo a PMJP, serão disponibilizados 200 testes. Os resultados dos testes ficam prontos em 15 minutos.

O exame será realizado mediante agendamento, por meio dos canais disponibilizados pela PMJP: (83) 3214-7938, (83) 3218-7181 e (83) 98654-6377. As ligações já estão liberadas.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, informou que a perspectiva é que as testagens na UFPB ocorram durante, pelo menos, um mês, podendo se estender, a depender dos indicadores.

“Desde o início da pandemia, a UFPB vem trabalhando para tentar oferecer as melhores condições ao Município, ao Estado e à população em geral, e, nesse caso concreto, será importante testar para a Covid-19, considerando, sobretudo, a circunstância atual, com um número elevado de casos, de forma que a UFPB vai contribuir para dimensionar o impacto dessa nova variante no contexto paraibano”, comentou o Reitor.

De acordo com Alline Grisi, diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, os testes são voltados, especificamente, para quem apresentou sintomas de síndrome gripal ou que tenha tido contato com alguém que testou positivo para Covid-19.

“Nossa equipe fará uma anamnese de cada solicitante que telefonar em busca de agendamento. Depois dessa triagem, enviaremos por WhatsApp o direcionamento quanto ao local e horário agendados. Essas informações devem ser apresentadas no posto de testagem”, explicou.

Segundo a diretora, a escolha da UFPB como um ponto de testagem se deu pela localização da Instituição e pela possibilidade da realização dos exames em um ambiente ao ar livre com condições adequadas de biossegurança.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destacou a participação da Universidade como local de vacinação e, agora, em mais uma ação de apoio no enfrentamento à pandemia da Covid-19, cumprindo o seu papel social em favor da comunidade. “Sabemos da necessidade da UFPB seguir contribuindo e, nesse sentido, disponibilizamos um espaço aqui na Instituição para a realização de testes da Covid-19”, pontuou o Prof. Valdiney Gouveia.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins